Plantão Saúde
Apenas mil crianças de 3 a 4 anos foram imunizadas contra Covid-19 em Campo Grande
Público alcançado representa menos de 4% do estimado em 25,8 mil.
Sexta-feira, 29 Julho de 2022 - 09:51 | Victória de Oliveira
Disponível há quase duas semanas, a vacina contra a Covid-19 foi aplicada em apenas pouco mais de mil crianças entre 3 e 4 anos de idade residentes em Campo Grande. O imunizante está disponível para toda a população a partir desta faixa etária. Público alcançado representa menos de 4% do estimado em 25,8 mil.
É necessário ficar atento aos intervalos e públicos alvos de cada dose. Para concluir o ciclo primário de imunização, a pessoa deve aguardar o prazo previsto pelos fabricantes da vacina para receber a segunda dose, que também está disponível para todos a partir de 3 anos de idade.
Ainda, servidores da saúde municipal iniciaram nesta semana a busca ativa por crianças que ainda não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. Por telefone ou de casa em casa, os servidores das unidades de saúde orientam os pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.
Cada unidade e equipe de saúde possui o registro dos pacientes pertencentes a sua área de abrangência e esse “banco de dados” é utilizado para tentar localizar as crianças que ainda não estejam vacinadas.
O contato pode ser feito por telefone ou durante a visita do agente. Os pais e responsáveis também estão sendo orientados sobre a importância da manutenção do calendário vacinal em dia e não somente sobre a vacina da Covid-19.
Mais públicos - O primeiro reforço poderá ser aplicado em toda a população com 12 anos ou mais que tenha concluído o ciclo vacinal há pelo menos quatro meses, a única exceção são pessoas com 18 anos ou mais que tenham imunocomprometimento, para eles é necessário que tenha tomado as duas doses há 28 dias.
Um segundo reforço, ou quarta dose, também está sendo aplicado, este em pessoas de 35 anos ou mais, trabalhadores da saúde ou pessoas com 18 anos ou mais com imunocomprometimentos graves. Também é necessário que se faça o intervalo entre doses de quatro meses.
Influenza
A vacina da gripe também está disponível, essa em todas as unidades de saúde da Capital. Quem tem a partir de seis meses de idade poderá ser imunizado com a vacina contra Influenza, que protege contra três vírus que provocam a gripe.
A dose pode é entre 7h30 e 11h e das 13h às 16h45. Nas unidades que há horário estendido, a sala de vacina também tem o atendimento ampliado.
Somente neste ano, Campo Grande registrou 37 óbitos por Influenza durante um surto atípico da doença que aconteceu em janeiro e a preocupação é que, com a tendência de queda nas temperaturas, uma nova onda da doença se inicie.
Últimas Notícias
- Economia - 09:52 Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
- Rio Negro - 09:08 Motorista embriagado mata criança de 10 anos em MS
- Saúde - 08:50 MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
- Saúde - 08:20 Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
- Luto - 07:59 Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 07:40 Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina
- Tragédia - 07:20 “Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
- Comunicação - 07:00 Que ano, meus amigos, que ano!
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família