• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Interior

Guarda Municipal leva prevenção às drogas para escolas de Corumbá

Projeto conscientiza os alunos dos perigos relacionados ao uso de intorpecentes ilegais

Domingo, 29 Janeiro de 2023 - 14:35 | Pedro Santos


Guarda Municipal leva prevenção às drogas para escolas de Corumbá
(Fotos: Prefeitura de Corumbá / Divulgação)

Durante o segundo semestre do ano passado, a Guarda Civil Municipal de Corumbá realizou nos estabelecimentos de ensino o projeto SEMEAR (Programa de prevenção e combate ao uso de drogas na escola), com ciclo de palestras e vídeos educativos alertando crianças e adolescentes sobre os riscos decorrentes do uso de drogas.

O projeto foi desenvolvido pelo Guarda Civil Municipal e professor Magalhães, que busca através do projeto conscientizar os alunos dos perigos relacionados ao uso de drogas, alertando-os sobre os problemas e agravos decorrentes do uso, e também visa levar informações aos pais, para que estes também se tornem disseminadores de informação em casa.

“A prevenção é um dos 5 eixos das Políticas Públicas Sobre Drogas, inserida na lei 13.343 que é a nova lei sobre drogas no Brasil e nela tem a Política Nacional Sobre Drogas que trata dos 5 eixos (Prevenção, Repressão, Tratamento, Recuperação e Reinserção), e a prevenção é um dos principais pilares da Política Municipal, pois trabalhando a prevenção você tem uma eficiência maior a um custo menor”, disse Cesar Freitas Duarte, Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social e presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) 

O professor e Guarda Civil Municipal Magalhães (autor e desenvolvedor do projeto) destacou que as drogas são um dos maiores problemas já enfrentados pela sociedade.

“O problema das drogas envolve todo mundo. É um problema social, de saúde, de segurança pública, e de vários outros segmentos. Pois a droga não afeta somente o usuário e sim todos aqueles que fazem parte do seu convívio social, resultando em evasão escolar, desestruturação familiar, acidentes de trânsito e aumento significativo nos casos de violência. Esse projeto foi criado voltado para atender os alunos e também os pais, para que estes também possam identificar o problema em casa munidos de toda informação necessária”.

Para o Superintendente da Guarda Civil Municipal Miguel Soares, esse projeto realizado junto às unidades de ensino é de grande relevância no combate ao uso de drogas: “As Guardas Civis Municipais fazem parte da Segurança Pública, e temos por “obrigação” contribuir de forma preventiva, e nada melhor do que a escola para tratarmos desse assunto que infelizmente envolve muitos adolescentes e acaba atingindo muitas famílias que sofrem com esse mal, pois nesse período da adolescência que eles estão mais suscetíveis e temos que alertá-los. Esse trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal através do GCM Magalhães é muito importante e não podemos deixar de falar sobre esse tema dentro da escola assim como informar sobre o mal que as drogas causam para a sociedade e para as famílias”.

O projeto em 2023 atenderá todas as escolas da rede pública (urbana e rural), atendendo alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e também o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

SIGA-NOS NO Google News