Geral
Vestibular da UFGD oferece dois cursos específicos para população indígena
Com 140 vagas, inscrições são gratuitas e abriram nesta quinta-feira (01)
Quinta-feira, 01 Agosto de 2024 - 16:52 | Redação

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) abriu hoje (01) as inscrições do processo seletivo para os cursos de graduação em Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu e em Pedagogia Intercultural Indígena (PSIN2025). Este vestibular é específico para indígenas das etnias Guarani ou Kaiowá.
As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até 23 de Agosto, pela internet. As provas presenciais estão marcadas para o dia 15 de Setembro, nas cidades de Dourados e Amambai. O processo de seleção será composto por uma redação em guarani e uma em língua portuguesa, prova objetiva com 25 questões e prova oral em guarani. Os temas das questões objetivas serão ciências humanas, legislação indigenista, território e educação, matemática e ciências da natureza.
Os candidatos que precisarem de atendimento diferenciado como fiscal ledor/transcritor, prova ampliada, mesa acessível, sala térrea, tempo adicional, espaço para amamentação, intérprete de Libras ou permissão para uso de aparelho médico, têm até o dia 23 de Agosto para fazer a solicitação, pela Área do Candidato.
É muito importante que os candidatos leiam todo o edital para não perder nenhum detalhe. Acesse o documento CLICANDO AQUI.
SOBRE OS CURSOS
A Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) oferece o curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu, voltado para a formação de professores indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, conferindo grau em Licenciatura Plena em Educação Intercultural, com habilitações em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. É uma graduação oferecida pela metodologia da alternância (atividades de ensino na universidade e também nas aldeias e escolas indígenas). Além disso, é oferecido o curso em Pedagogia Intercultural Indígena, também pela metodologia da alternância, conferindo o grau de Licenciado ao egresso.
Cada um dos cursos oferece 70 vagas e o tempo mínimo para conclusão de cada um é de 4 anos e meio.
Confira o edital e todos os detalhes sobre este processo seletivo na página: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/licenciatura-indigena-teko-arandu/psin-2025.
MAIS INFORMAÇÕES
Em caso de dúvidas sobre as inscrições no vestibular, entre em contato com o Centro de Seleção pelo WhatsApp (67) 99332-4046, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (67) 3410-2840.
Caso as dúvidas sejam sobre as matrículas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (67) 3410-2820 / 2825 / 2826.
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste