• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Usina Fotovolcaica da Gameleira é inaugurada nesta quinta-feira

Nova usina em conjunto com as placas já instaladas no TJMS atende 100% da demanda energética do Poder Judiciário do Estado

Quinta-feira, 26 Setembro de 2024 - 09:50 | Redação


Usina Fotovolcaica da Gameleira é inaugurada nesta quinta-feira
(Foto: Reprodução TJMS)

Nesta quinta-feira, 26 de Setembro, às 10 horas, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) inaugurou a Usina Fotovoltaica da Gameleira. A cerimônia contará com a presença do presidente do TJMS, desembargador Sérgio Fernandes Martins, e do governador Eduardo Riedel.

A nova usina, equipada com 6.000 placas solares, foi projetada para gerar 400 mil quilowatts por mês. Somada à produção de 90.000 kW das 1.447 placas solares instaladas no prédio do TJMS no Parque dos Poderes, essa capacidade atende 100% da demanda energética do Poder Judiciário do Estado. O projeto integra um plano maior, que inclui a instalação de 50 usinas solares em 49 comarcas, com uma produção média esperada de 441.000 kW mensais, totalizando 931.000 kW de capacidade instalada. Isso é suficiente para atender o consumo de energia de uma cidade de aproximadamente 5.000 habitantes em Mato Grosso do Sul.

Construída em um terreno de 72.784 metros quadrados, a Usina da Gameleira teve um custo total de R$ 10,8 milhões. Quando somado aos investimentos nas demais usinas, o montante investido pelo TJMS ultrapassa R$ 30 milhões. No entanto, estima-se que esse valor seja recuperado em cerca de sete anos, representando uma economia significativa para os cofres públicos.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  tjms  usina  energia-sustentavel  inauguracao