Geral
UFMS entrega projeto do Planetário e avança em divulgação científica
Espaço contará com tecnologia imersiva para promover a educação e a ciência
Domingo, 09 Março de 2025 - 14:50 | Redação

O projeto civil do Planetário da UFMS foi oficialmente entregue à reitora Camila Ítavo e ao vice-reitor Albert Schiaveto, marcando uma nova fase para o desenvolvimento do espaço científico na Universidade. A proposta, coordenada pelo diretor do Instituto de Física (Infi), Além-Mar Gonçalves, conta com a colaboração de diversos professores e estudantes da instituição, incluindo a coordenadora do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, Luciana Montera, o professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Andrés Cheung, e a egressa do curso de Engenharia Civil Mislaine Hermann.
A reitora, Camila Ítavo, parabenizou a equipe pela entrega do projeto e ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento da divulgação científica. “É uma alegria receber esse projeto tão importante, que ajudará a posicionar a UFMS como referência científica e incentivar a sociedade a se aproximar do conhecimento e das inovações que a Universidade oferece”, afirmou.
O diretor do Infi, Além-Mar Gonçalves, destacou o significado do planetário para a UFMS, ressaltando que o projeto é um sonho antigo da Universidade e da comunidade científica, com a colaboração de professores como Hamilton Corrêa, que desde 2008 trabalha com divulgação de astronomia. "Esse projeto está em sintonia com o grande potencial da Universidade para promover a ciência, e com a realização de eventos como a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ampliaram esse compromisso", explicou Gonçalves.
Características do Planetário
O planetário será composto por um dome geodésico de sete metros de diâmetro, com capacidade para projetar imagens em 360 graus, proporcionando uma experiência imersiva. O espaço terá poltronas reclináveis para 35 pessoas, permitindo uma vivência diferenciada para o público, com a possibilidade de apresentar conteúdos sobre astronomia e outros temas, através de vídeos imersivos.
A implantação do projeto está sendo realizada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o projeto foi desenvolvido em duas etapas: aquisição do domo de projeção e a obra civil necessária para a instalação do espaço.
A coordenadora do Museu de Ciência e Tecnologia da UFMS, Luciana Montera, ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes no projeto, destacando a participação dos alunos nos cursos de graduação, que têm a oportunidade de se integrar a projetos de grande relevância para a Universidade e para a sociedade.

Colaboração e Integração
A egressa do curso de Engenharia Civil, Mislaine Hermann, foi responsável pelo desenvolvimento do projeto civil da base do planetário. Ela contou com a orientação do professor Andrés Cheung, que coordena o projeto de extensão Engenharia para Todos. Mislaine explicou que a escolha do local para a implantação do planetário levou em consideração aspectos de integração com a paisagem e a necessidade de minimizar custos e tempo de execução, o que resultou na escolha de um terreno com menor aclive no Bosque Central da UFMS.
O professor Andrés Cheung também destacou a importância do projeto como uma oportunidade para os alunos de Engenharia, que podem aplicar seus conhecimentos em um projeto de impacto, além de colaborar com instituições públicas e privadas.
Com a construção do planetário, a UFMS visa oferecer um espaço de educação científica não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para a população em geral, contribuindo para a promoção do conhecimento e da ciência no estado de Mato Grosso do Sul.
Últimas Notícias
- Economia - 18:10 Brasil é o sétimo em ranking de crescimento econômico com 40 países
- Desenvolvimento - 17:50 Mato Grosso do Sul expande geração de energia em 11%
- Agropecuária - 17:34 Planejamento estratégico fortalece a gestão e a produtividade no campo em MS
- Esporte - 17:00 MPMS e Federação Estadual de Futebol de Mesa se unem para ampliar acesso ao esporte
- Educação - 16:53 UFMS abre inscrições para processo seletivo Quero Ser UFMS 2025
- Mercado - 16:36 Preço da cesta básica varia em até 309%, segundo pesquisa do Procon
- Inovação - 16:10 Startup de MS cria sistema inovador para gestão de projetos na construção civil
- Justiça Eleitoral - 15:52 Débitos com a Justiça Eleitoral podem ser quitados via Pix e cartão
- Cultura - 15:33 Sesc Teatro Prosa inicia programação cultural com música, cinema e teatro
- Mercado - 15:10 Saiba quais alimentos terão tarifa zero de importação