Geral
TSE lança SOS Votos receber denúncias e relatos de mentiras processo eleitoral
A ferramenta pode ser acessada gratuitamente por qualquer cidadã ou cidadão, em todas as regiões do país, por meio do número de telefone 1491.
Segunda-feira, 12 Agosto de 2024 - 08:30 | Redação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o SOS Voto, um disque-denúncia voltado ao combate de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. A ferramenta, acessível gratuitamente pelo número 1491, está disponível para toda a população brasileira e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 17h. O serviço, capaz de receber até mil ligações diárias, é operado por profissionais especialmente treinados do TSE.
Essa iniciativa pioneira, idealizada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, visa garantir maior transparência e rapidez no enfrentamento da desinformação durante as Eleições Municipais de 2024. O número 1491 foi designado ao TSE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e integra o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (CIEDDE). O SOS Voto atua como um complemento ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), plataforma online que centraliza os relatos de desinformação.
Além de registrar denúncias, o SOS Voto orienta os cidadãos sobre como proceder com suas queixas diretamente pela internet, via Siade. As denúncias consideradas válidas serão encaminhadas às autoridades competentes, como a Polícia Federal, o Ministério Público, os tribunais regionais eleitorais (TREs) ou juízes eleitorais.
Conforme o Guia Básico de Enfrentamento à Desinformação do TSE, a desinformação engloba todas as declarações públicas baseadas em informações ou dados incorretos, incluindo aqueles parcialmente verdadeiros, mas manipulados para distorcer a percepção pública das instituições eleitorais. Esse tipo de conteúdo, disseminado por redes sociais e sites de notícias falsas, pode ter impactos prejudiciais ao processo eleitoral.
Últimas Notícias
- Economia - 09:52 Bancos voltam a funcionar normalmente hoje
- Rio Negro - 09:08 Motorista embriagado mata criança de 10 anos em MS
- Saúde - 08:50 MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
- Saúde - 08:20 Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
- Luto - 07:59 Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 07:40 Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina
- Tragédia - 07:20 “Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
- Comunicação - 07:00 Que ano, meus amigos, que ano!
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família