Geral
STF determina que Dívidas Ativas devem ser protestadas antes da execução
Prefeitura de Dourados iniciará cumprimento da decisão da Justiça nos próximos dias
Sábado, 02 Novembro de 2024 - 09:55 | Redação

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) impacta a atuação das prefeituras de todo o Brasil em relação às cobranças de dívida ativa. A partir de 22 de fevereiro de 2024, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será obrigatório o protesto extrajudicial de dívidas vencidas de qualquer valor antes de serem efetivamente executadas.
Em Dourados, a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) dará cumprimento a essa determinação judicial nos próximos dias, iniciando o protesto em cartório de dívidas tributárias e não tributárias. Entre os débitos que serão protestados estão impostos como o IPTU e ISSQN, além de autos de infração que não foram recolhidos dentro do prazo, resultando em inscrição na Dívida Ativa.
A gerente do Núcleo de Dívida Ativa, Júlia Graciéla de Oliveira, detalha o procedimento de notificação dos contribuintes devedores. “Os contribuintes são notificados através de Carta Registrada. Após o recebimento da correspondência, o contribuinte tem um prazo de 30 dias para entrar em contato com a Prefeitura, na Central de Atendimento ao Cidadão, a fim de regularizar a dívida. Se o correio não conseguir entregar a Carta Registrada, será emitido um Edital de Notificação da Dívida, publicado no Diário Oficial do Município”, explicou.
Após o prazo de 30 dias para regularização, se a dívida não for quitada ou parcelada, ela será encaminhada para protesto. Nesse momento, o devedor enfrentará várias restrições, como a impossibilidade de realizar compras a prazo e dificuldades junto a agências bancárias, incluindo a obtenção de talões de cheques, abertura de contas, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.
A nova regulamentação do CNJ visa reduzir a inadimplência e aumentar a arrecadação municipal. Com mais recursos disponíveis, as prefeituras poderão investir em políticas públicas que beneficiem a população.
Para evitar o protesto e garantir que seu nome não seja incluído em cadastros de inadimplentes, os contribuintes devem procurar a Central de Atendimento ao Cidadão para regularizar sua situação, incluindo o pagamento de dívidas tributárias e não tributárias, além de manter em dia os pagamentos de parcelamentos.
Últimas Notícias
- Jardim - 10:15 Carreta-escola do Senac oferece cursos gratuitos de gastronomia em Jardim
- Economia - 09:50 Pix poderá ser parcelado a partir de setembro
- Capotamento - 09:32 Veículo capota na Rui Barbosa
- Acidente - 09:00 Motorista morre após grave acidente
- Fuga de abordagem - 08:55 Motociclista foge de abordagem policial e leva tiro na perna
- Pagamento - 08:20 Aposentados e pensionistas terão o 13º salário antecipado para abril e maio
- Maus-tratos - 08:00 Homem é preso após estuprar cachorro
- Detran MS - 07:50 Detran aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia
- Incentivo - 07:20 Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo
- Oportunidades - 07:00 JBS tem 164 vagas de emprego abertas em MS