Geral
Senac MS se destaca no Know How Experience com palestras sobre Varejo 5.0
Senac trouxe ao público temas inovadores, com foco nas relações humanas dentro do varejo, atraindo empresários, gestores e especialistas do segmento.
Segunda-feira, 09 Dezembro de 2024 - 09:35 | Redação
O Senac MS, instituição que integra o Sistema Fecomércio MS, marcou presença no Know How Experience, evento que é realizado no Expo Bosque, em Campo Grande, entre os dias 6 e 8 de dezembro, levando palestras de peso para o “Palco Varejo 5.0”. Patrocinador do evento, o Senac trouxe ao público temas inovadores, com foco nas relações humanas dentro do varejo, atraindo empresários, gestores e especialistas do segmento.
A programação especial reuniu especialistas renomados. Edmour Saiani abriu as apresentações com a palestra “A IA que melhora o mundo: inteligência em atendimento”, destacando o papel essencial das habilidades humanas (soft skills) no atendimento ao cliente. Segundo Saiani, o conceito de IA, ou inteligência em atendimento, coloca as pessoas no centro da transformação tecnológica. “Está na moda a inteligência artificial, mas as pessoas não podem esquecer que o cliente compra muito mais de quem atende melhor. É o lado humano que nunca vai acabar. Podemos investir em inteligência artificial, mas sem gente boa, muito boa, não há atendimento de qualidade. No final do dia, quem entrega o resultado são as pessoas”, explica.
Na sequência, a psicóloga e consultora de RH Millena Mendonça abordou o tema “Varejo e o apagão de talentos: estratégias para atrair e reter os melhores profissionais”. Millena destacou a importância do fortalecimento da marca empregadora e de processos seletivos mais estratégicos, além de estratégias para reter talentos. “Estamos vivendo a era do apagão de talentos, e as empresas precisam se tornar mais atrativas. Isso começa com uma boa integração e, acima de tudo, escutando os colaboradores. Um ambiente acolhedor e alinhamento de expectativas são fundamentais para o sucesso da equipe e da organização”, diz.
Finalizando a programação do dia, Luiz Othero, fundador da Aimana, empresa de inteligência artificial, apresentou as principais tendências do mercado e como a inteligência artificial pode transformar o varejo, mostrando aos participantes as oportunidades de negócio que surgem com as inovações tecnológicas. “Se eu quero implementar a inteligência artificial na minha empresa, primeiro eu tenho que cuidar para que as pessoas que estão lá tenham as ‘soft skills’ e as ‘hard skills’ necessárias para essas mudanças acontecerem. É preciso senso crítico, saber identificar e solucionar problemas, fazer análises. Então, apenas 10% é sobre tecnologia, 90% é sobre pessoas”, afirma.
Além das palestras, o estande exclusivo do Senac foi uma atração à parte, com experiências interativas de realidade aumentada e demonstrações de tecnologias inovadoras aplicadas ao varejo. Segundo Camila Petrelli, consultora de inovação do Senac Hub Academy, a participação no evento reforça o compromisso do Senac com a qualificação profissional e o ecossistema de inovação.
“O Senac inova com projetos que conectam o mercado às demandas atuais. Estar no Know How Experience é trazer conhecimento por meio de palestrantes de peso e qualificar os profissionais, para que saiam diferentes de como chegaram. Nosso foco foi unir soft skills e inteligência artificial para construir perspectivas práticas e reais para o varejo”, afirma.
(Informações divulgadas pelo Senac MS)
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS
- Fim de ano - 15:53 Programação Férias no Prosa traz diversão e cultura para as crianças
- Idade avançada - 15:11 Animais idosos precisam de atenção redobrada dos tutores, diz veterinária
- Bancos - 14:52 Senado aprova ampliação de prazo para bancos compensarem perdas tributárias
- Trânsito - 14:10 Juizado Especial de Trânsito funciona normalmente durante recesso do TJMS
- Três Lagoas - 13:45 Deck da Lagoa Maior é inaugurado em Três Lagoas com investimento de R$ 1 milhão