Geral
Segunda estação de embarque da Rui Barbosa será instalada neste sábado
Via será composta por uma faixa exclusiva para o transporte coletivo e duas faixas de uso compartilhado para os demais veículos
Sábado, 13 Agosto de 2022 - 14:37 | Redação
A Prefeitura de Campo Grande começa a instalar neste sábado (13), a segunda estação de embarque e desembarque do Corredor de Transporte da Rua Rui Barbosa. Para isso, muita atenção aos motoristas, já que a Rui Barbosa estará totalmente fechada, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. A previsão é liberar o trecho no mesmo dia.
A primeira estação de embarque e desembarque da Rui Barbosa, que integra o Programa Reviva Campo Grande, já está instalada na via, entre as ruas Dom Aquino e Marechal Rondon. A operação das estruturas será ativada após o corredor receber a devida sinalização, tanto horizontal, quanto vertical.
Além dessas duas estações, serão instaladas outras três, sendo elas nos seguintes locais:
Rua Rui Barbosa, (Estação 01), entre a Rua Aluízio de Azevedo e Rua Dr. Aníbal de Toledo;
Rua Rui Barbosa, (Estação 02), entre a Rua Bariri e Rua Professor Severino Ramos de Queiroz;
Rua Rui Barbosa, (Estação 03), entre Rua Calarge e Rua Tonico Saad;
A via será composta por uma faixa exclusiva para o transporte coletivo e duas faixas de uso compartilhado para os demais veículos.
Nas quadras onde não houver estação de embarque, o estacionamento será permitido e estará localizado somente no lado direito da via. Já onde as estações forem implantadas, não será permitido estacionar em ambos os lados.
As estações terão gradis e guard rails para segurança do usuário. Os corredores receberão sinalização horizontal e vertical de acordo com o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro. A sinalização horizontal que será implantada antecedendo a estação de embarque, será dotada de marcas de canalização (zebras) e tachas que facilitam a visualização e condução dos veículos. A faixa exclusiva destinada ao trânsito do transporte coletivo, poderá ser compartilhada por quem quiser acessar o comércio local e imóveis lindeiros, e também para conversão à esquerda, quando necessário, conforme indicarão as placas de orientação implantadas no local.
Transformações - A Rua Rui Barbosa será o corredor de transporte coletivo mais tecnológico da cidade, com grandes inovações para usuários do transporte público. A partir de setembro, os passageiros terão o tempo de viagem acelerado devido à tecnologia instalada embaixo da via. Sensores farão a comunicação dos ônibus com os semáforos para que o transporte público não pare no sinal vermelho.
Além disso, os pontos de ônibus terão acesso aos horários em tempo real das linhas dos coletivos. O usuário poderá visualizar a localização e quanto tempo falta para o seu ônibus chegar via qr-code. Para garantir mais segurança, os pontos terão iluminação inteligente em períodos noturnos, com aumento significativo da luminosidade assim que um usuário chegar para esperar seu ônibus.
A Rui Barbosa também vai receber paisagismo, iluminação em led, câmeras de videomonitoramento, wi-fi gratuito, acessibilidade universal e mobiliário urbano. A revitalização da Rua Rui Barbosa percorre 7 km da via, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a Avenida Rachid Neder.
Últimas Notícias
- Orçamento - 16:27 Com votação adiada, Orçamento de 2025 terá execução provisória
- Turismo sexual - 16:17 Lula sanciona lei para combater turismo sexual no Brasil
- Economia - 15:58 Dívida Pública sobe 1,85% em novembro e supera R$ 7,2 trilhões
- Cophasul - 15:30 Homem é preso após tentar furtar comércio de açaí no bairro Cophasul
- Jardim Los Angeles - 15:00 Mulher de 26 anos morre após ser esfaqueada na cabeça pelo companheiro
- Meio Ambiente - 14:42 Pescadores são autuados por pesca predatória no Rio Aquidauana
- Nacional - 14:38 Nova lei institui a Política Nacional de Cuidados no Brasil
- Femicídio - 14:06 Filho é supeito de matar a mãe a facadas na Capital
- Desemprego - 13:57 Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE
- Política - 13:39 Em 2024, Câmara Federal aprova propostas que limitam gastos do governo