• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Satélite acusa novo foco e equipes combatem incêndio no Pantanal

Balanço mais recente aponta que equipes se deslocaram para combater quatro focos ativos no Pantanal

Quarta-feira, 24 Julho de 2024 - 15:50 | Redação


Satélite acusa novo foco e equipes combatem incêndio no Pantanal
Focos de incêndio são combatidos em trabalho conjunto no Pantanal (Foto: Divulgação/Governo de MS)

O monitoramento de satélite detectou novo foco de calor ativo nas proximidades da fazenda Caiman, localizada em Aquidauana (MS), nesta quarta-feira, dia 24 de Julho. O fato que gerou preocupação e resultou no deslocamento para averiguação do local.

A última informação repassada pelos bombeiros, via assessoria do governo estadual, é que as equipes constataram a existência do fogo, realizaram o combate e já retraíram. Não foram divulgados detalhes do trabalho no local, nem o tamanho da área atingida pelas chamas.

A Fazenda Caiman é conhecida como oásis  de natureza preservada no coração do Pantanal. São 53 mil hectares que podem ser visitados em passeios de luxo em meio à fauna.
O governo estadual mantém uma sala de situação para acompanhar os trabalhos na região. O último balanço diário das as ações foi divulgado nesta terça-feira, 23, e aponta que as equipes se direcionaram a quatro focos de incêndio ativos.

Os bombeiros localizados na região das proximidades do Porto da Manga realizaram o combate direto, linha de controle e rescaldo. Há outra linha de fogo que segue paralela aos focos já combatidos e desloca-se em direção ao Porto da Manga, margeando em flancos o Rio Paraguai e a rodovia MS-228.

Devido à gravidade e à extensão do incêndio, permanece a intervenção dos bombeiros in loco para acompanhamento e gestão das ações de combate.

Ao nordeste do Pantanal sul-mato-grossense, na região da Área de Adestramento do Rabicho, mantémse a atuação de combate a propagação das chamas. Após a extinção das chamas, a equipe permanece no local para realização de um monitoramento contínuo.

A equipe atuante em Maracangalha deslocou-se para uma ação de combate nos pontos de calor detectados na região

Frota e efetivo - Atualmente são 102 bombeiros do CBMMS. Existe também o apoio efetivo de 75 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, além de militares da LIGABOM, das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira), da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e 233 agentes do IBAMA, ICMBio e brigadistas do PrevFogo.

Estão à disposição das equipes 13 aeronaves dos Governos Estadual e Federal, sendo 5 “Air Tractor”, 7 helicópteros e 1 cargueiro KC390 Millenium. A frota ainda conta com 7 caminhões de combate a incêndio, 6 embarcações, 44 caminhonetes do CBMMS e da Força Nacional, todas equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.

(Com informações do balanço diário do governo estadual)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  governo-estadual  pantanal  bombeiros  incendios