• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Santa Casa captou 169 doações de córnea e dois corações em 2023

Conforme balanço divulgado, 13 transplantes foram realizados no Hospital de Campo Grande de janeiro a maio

Domingo, 18 Junho de 2023 - 08:53 | Victória Bissaco


Santa Casa captou 169 doações de córnea e dois corações em 2023
Doação de órgãos salvam vidas - (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande divulgou neste sábado, 17 de junho, balanço de doações de órgãos captadas de janeiro a maio deste ano. No período, 169 córneas foram captadas, bem como dois corações, seis fígados e 12 rins. As doações advém de pacientes que vieram a óbito na unidade hospitalar e em outros estados do país.

Conforme o divulgado, 41 pacientes que evoluíram para morte encefálica, sendo realizadas 24 entrevistas familiares, na qual apenas 10 delas autorizaram as doações de órgãos. Das captações de córneas, 13 transplantes foram realizados na Santa Casa.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital acompanhou mais duas doações de órgãos e tecidos na última sexta-feira (16) que possibilitaram dois transplantes renais no hospital e ainda atenderam outros sete pacientes que aguardavam por um órgão no país. O primeiro procedimento foi feito em um paciente de 60 anos e a segunda captação em um adolescente de 16 anos.

No primeiro procedimento, os rins doados foram compatíveis com receptores no estado de São Paulo e encaminhados no início da tarde por voo comercial até o destino. As córneas do paciente permaneceram no Banco de Olhos “Anjos da Visão” para serem visitantes e usadas para tratamento e transplantes. Já no segundo caso, do jovem doador, os enxágues foram aprimorados em dois pacientes que fizeram hemodiálise há anos para tratamento renal agudo.

Uma das beneficiadas é uma paciente moradora de Ponta Porã e outra reside em Campo Grande. Ambos tiveram uma nova possibilidade de qualidade de vida, após a efetivação da doação feita pela família. Além disso, o fígado foi extraído e levado para Maringá, no Paraná, pela equipe de especialistas em tempo de ser aprimorado no receptor e as córneas também permaneceram no hospital.  

 

 

SIGA-NOS NO Google News