Geral
Rua 14 de Julho vira sala de aula prática de História e Geografia
Atividade faz parte do projeto do Grupo de Trabalho do Programa Reviva Campo Grande
Quinta-feira, 06 Abril de 2023 - 19:14 | Redação
Alunos da sétima série da Escola Municipal José Mauro Messias da Silva – “O Poeta das Moreninhas” – tiveram aula prática de História e Geografia na Rua 14 de Julho, centro de Campo Grande (MS).
A ida à via de comércio mais importante da Capital, bem no coração da cidade, faz parte do projeto do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do Programa Reviva Campo Grande, que inclui ações de várias secretarias, dentre elas, a Secretaria Municipal de Educação.
Murilo Souza, 11 anos, gostou muito da visita ao espaço urbano. Para ele, as mudanças como calçadas mais largas e a fiação, que agora é subterrânea, são os pontos que mais lhe chamaram a atenção. “É mais legal que ficar na sala de aula, estou aprendendo com meus amigos. Gostei da paisagem, ficou bonito”.
Rafael Bastazini Lazzari, integrante do Grupo de Trabalho e professor responsável pelo projeto, explica que a ação é multidisciplinar, que envolve, sobretudo, história e geografia.
“Quando a gente vai tratar, por exemplo, da geografia regional do sétimo ano, temos direcionado os professores para que eles trabalhem essa questão do centro, mas também relacionando com a periferia e com todas essas questões que envolvem o próprio espaço urbano, e dando destaque a esse atrativo que temos, que é a 14 de Julho, que se diferencia das demais do ponto de vista qualitativo, em relação a sua infraestrutura, seus conteúdos e tudo aquilo que ela vem provocando na nossa cidade”.
Para ele, mais do que ficar na teoria, a visita proporciona a apropriação do espaço, de valorizar e trazer reflexões importantes para melhorar a qualidade de vida de um modo geral.
A coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, Rosane Nunes, destaca ainda a importância na formação das crianças como cidadãos, já que a aula in loco traz vários conceitos como de rua calma, preservação ambiental e do patrimônio.
“Os alunos conhecem os equipamentos urbanos que são usados para atravessar a rua com segurança, por exemplo, no caso das travessias elevadas; e são conscientizados quanto aos cuidados das lixeiras, das árvores e toda a infraestrutura que é oferecida. Para o futuro deles e da cidade, é essencial esse olhar de coletividade”, finaliza
Últimas Notícias
- Rio Negro - 09:08 Motorista embriagado mata criança de 10 anos em MS
- Saúde - 08:50 MS encerra 2024 com mais de R$ 2,4 bilhões investidos em saúde
- Saúde - 08:20 Nova sede da Casa da Saúde e Remédio em Casa no MS
- Luto - 07:59 Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
- Nova Andradina - 07:40 Confusão acaba com jovem esfaqueado em Nova Andradina
- Tragédia - 07:20 “Agradeci a Deus pelo tempo que fiquei com ele”, diz pai que perdeu filho em acidente
- Comunicação - 07:00 Que ano, meus amigos, que ano!
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas