• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Retrospectiva 2024: Comunicação se despediu do Cowboy do Rádio

Locutor Miltinho Viana tinha 63 anos de idade e cerca de 40 atuando na comunicação regional

Domingo, 29 Dezembro de 2024 - 10:00 | Verônica Anchieta


Retrospectiva 2024: Comunicação se despediu do Cowboy do Rádio

O  Cowboy do Rádio – que virou até carnaval tamanha era sua popularidade -- partiu em 4 de Novembro de 2024 durante período de internação para tratamento de um câncer no pâncreas. Miltinho Viana tinha 63 anos de idade e 40 atuando na comunicação regional.

O falecimento de Miltinho Viana gerou grande comoção popular neste ano de 2024. Além dele, outros profissionais da área também partiram, tais como o locutor Adonildo Santos, o jornalista Osmar Santos, o  jornalista André Luiz Bezerra Bento, além daquele que é considerado o maior nome da televisão brasileira, Silvio Santos.

Neste final de 2024, o Diário Digital traz em sua retrospectiva uma lembrança da jornada desses comunicadores. Cada um, ao seu estilo, soube deixar sua marca na comunicação social.  

Um Cowboy de orações - Miltinho não é o Cowboy do Rádio por acaso. Ele trabalhou por muitos anos em rodeios, estilo que levou para o rádio e caiu no gosto popular. Lá se vão 40 anos como locutor. A voz marcante de Miltinho emociona seus ouvintes com sua famosa oração da manhã. Assista abaixo vídeo de uma das últimas orações feitas por ele no estúdio da Rádio FM Cidade 97:

 

A trajetória de Miltinho é cheia de momentos marcantes. Um ouvinte assíduo gravou o programa de rádio de Miltinho Viana, o Cowboy do Rádio, por 26 anos. A história foi noticiada em Junho de 2020 pelo Diário Digital. Os programas foram gravados em fitas K7, e após mais de duas décadas entregues ao locutor como um presente.

O ouvinte Amauri Pereira da Silva, de 41 anos, fez a entrega pessoalmente, na tarde de  23 de Junho de 2020, durante encontro na sede da Rede MS Record, em Campo Grande, onde funciona a rádio FM Cidade 97.

Retrospectiva 2024: Comunicação se despediu do Cowboy do Rádio
(Foto: Arquivo/DD)

A história viralizou no País inteiro, sendo amplamente reproduzida pela mídia especializada em comunicação.

Miltinho que na ocasião completava 34 anos trabalhando como locutor de rádio ficou emocionado com a demonstração de carinho. Amauri chorou. O ouvinte tinha apenas 15 anos quando às 04h30 da manhã escutou a primeira oração e sentiu-se tocado pelas sábias palavras do locutor.

Retrospectiva 2024: Comunicação se despediu do Cowboy do Rádio
(Foto: Arquivo/DD)

Em 2022, o locutor foi o samba-enredo da Escola Catedráticos do Samba que homenageou sua trajetória com o enredo: Miltinho Viana, o cowboy do rádio, a voz que encanta.

Miltinho Viana trabalhava na FM Cidade 97, rádio com sede em Campo Grande (MS), líder em audiência há décadas. O locutor também é compositor de 48 obras gravadas por diversos artistas e filiado a União dos Compositores do Brasil (UBC).

Retrospectiva 2024: Comunicação se despediu do Cowboy do Rádio
Miltinho Viana no desfile da escola de samba, em Campo Grande (Foto: Reprodução)

Ele foi vereador por duas eleições e suplente de deputado federal. É fundador da loja Nova Esperança da Maçonaria à qual pertence desde 1988. Antes de começar a trabalhar em rádios, Miltinho foi bancário e encarregado de recursos humanos. Ele também apresentou programas de televisão em emissoras locais.

Miltinho Viana deixou a esposa, dona Margarida, com quem era casado há 43 anos, três filhos e dois netos.  

Adonildo Santos - O locutor Adonildo Santos, carinhosamente conhecido como “Garotinho”, titular do programa jornalístico A Tribuna Livre, da Rádio Difusora, faleceu aos 62 anos na madrugada de sábado, 30 de novembro de 2024, em Três Lagoas. 
 

https://arapuanews.com.br/wp-content/uploads/2024/11/tres-lagoas-de-despede-do-jornalista-adonildo-santos.jpg
Adonildo Santos, faleceu aos 62 anos no dia 30 de novembro de 2024 (Foto: Divulgação/ Arapuá News)

Adonildo, enfrentava problemas de saúde decorrentes de uma agressão que sofreu, no estádio municipal de Ivinhema, e que resultou em um traumatismo craniano. O fato ocorreu em 2013 e o radialista ficou com grave sequelas.

Iniciou sua carreira como imitador do renomado radialista Eli Corrêa. "Ooooooooi, genteeeee!", era assim que ele abria diariamente o tradicional programa Show da Manhã, imitando a famosa frase do "Homem Sorriso do Rádio", que ainda é usada hoje em seu programa na Rádio Capital. Ao longo de sua carreira, tornou-se um dos mais respeitados profissionais do setor, sempre mantendo uma postura séria e independente. 

Osmar Santos - O jornalista Osmar Santos, que atuou no jornal O Progresso por 25 anos e trabalhou no Diário MS, faleceu aos 53 anos na madrugada de terça-feira no dia 22 de outubro em Dourados.  Osmar estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Vida, enfrentando complicações de saúde.

 

https://cdn.douradosnews.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2024/10/whatsapp-image-2024-10-22-at-133141.jpeg
Osmar Santos chegou a presidir o Clube de Imprensa, (Foto: Divulgação/Dourados New)

Ao longo de sua trajetória, foi eleito quatro vezes o melhor jornalista do Estado, destacando-se pela sua competência e dedicação à profissão. Além de suas conquistas no jornalismo, Osmar também serviu como assessor do ex-prefeito Tetila e do deputado estadual Renato Câmara, consolidando sua influência nos bastidores políticos. 

Osmar também era membro ativo do Lyons e chegou a presidir o Clube de Imprensa, cargos que reforçam seu envolvimento comunitário e sua liderança na área.

André Bento -  O jornalista André Luiz Bezerra Bento faleceu aos 37 anos na madrugada de quinta-feira, 19 de Setembro, em Dourados. Ele havia sido diagnosticado com câncer no esôfago e precisou realizar uma cirurgia de emergência, mas não resistiu. 

 

https://cdn.douradosnews.com.br/img/c/780/530/dn_arquivo/2024/09/whatsapp-image-2024-09-19-at-072723.jpeg
André Bento dirigia o Jornal Grandourados (Foto: Divulgação/Dourados News)

André Bento era formado em jornalismo pela Unigran e trabalhou em diversos veículos de comunicação ao longo de sua carreira. No Dourados News, atuou na redação entre 2019 e 2022, período em que emplacou várias matérias investigativas. 

Ele também passou pelo Diário MS, 94 FM, onde ainda prestava serviços e foi correspondente em Dourados para o portal Midiamax, de Campo Grande.

O Senor da Comunicação - O apresentador e empresário Silvio Santos faleceu aos 63 anos na manhã de sábado, 17 de agosto de 2024, em decorrência de uma broncopneumonia causada por uma infecção de Influenza (H1N1). 

Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, é um dos maiores comunicadores e empresários do Brasil. Sua trajetória na comunicação começou nos anos 1950, quando iniciou sua carreira como locutor de rádio. Nos anos 1960, passou a ser apresentador de televisão, destacando-se pelo carisma e estilo único de comunicação.

 

Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo
Silvio Santos faleceu aos 63 anos na manhã de sábado, 17 de agosto de 2024 (Foto: Divulgação)

Em 1968, fundou o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), que se tornaria um dos maiores canais de TV do país. Com o programa Programa Silvio Santos, ele conquistou o público com quadros de entretenimento, concursos e seu jeito irreverente de conduzir as atrações.

Quadros como, Roda a Roda Jequiti, Baú da Felicidade, Os Trapalhões e Câmera Escondida, foram um dos maiores sucessos do SBT e se tornaram um marco na história da televisão brasileira.

Além da TV, Silvio Santos se destacou como empresário de sucesso, com investimentos em vários setores, como cosméticos, financeiras e shoppings. Sua personalidade cativante e visão de negócios o consolidaram como um ícone da comunicação brasileira. Ao longo de sua carreira, foi premiado e reconhecido por sua contribuição à televisão e à cultura do Brasil.

SIGA-NOS NO Google News