Geral
Rede atacadista instala ‘Casinhas de Leitura’ em suas lojas em MS
De forma colaborativa e gratuita, consumidores podem trocar livros em todas as lojas do Fort Atacadista
Quinta-feira, 27 Fevereiro de 2025 - 08:50 | Redação

O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado nesta quinta-feira (27/02), material fundamental para o processo de ensino e aprendizagem. A data visa valorizar a importância desse tipo de livro, considerado um instrumento valioso para o processo de ensino e aprendizagem.
O livro didático também contribui para que os professores criem mecanismos e sequências para o ensino, evitando que os conteúdos sejam dispersos. Além disso, representa uma fonte de consulta confiável, tanto para os educadores quanto para os alunos.
Com o intuito de incentivar a leitura, o Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, criou o projeto Leitura Fort, em vigor nas unidades, por meio de ‘Casinhas de Leitura’, em que apoia o hábito da leitura e o compartilhamento de livros.
Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa está presente nas dez unidades da rede. ‘As casinhas’ ou espaços funcionam como uma biblioteca livre, onde os clientes de todas as idades podem pegar livros e contribuir com doações de exemplares.
“Esses espaços são opções para a comunidade interagir com o hábito da leitura, compartilhar e exercer a cidadania, contribuindo com doações de livros. São aceitos exemplares de todas as espécies, inclusive os didáticos que não são mais utilizados, mas que podem ser de grande valia para outras pessoas”, destaca a coordenadora de Marketing do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte.

Para participar do projeto, basta procurar pela casinha nas unidades Fort Atacadista, geralmente localizadas na entrada dos estabelecimentos. O consumidor escolhe um livro de sua preferência, leva para casa e, depois de lido, devolve para a loja. A rede também recebe exemplares como doações.
História - A origem do Dia Nacional do Livro Didático está ligada à criação do Instituto Nacional do Livro, inaugurado em 1929. O órgão, hoje extinto, era responsável pela política nacional das bibliotecas e dos livros no Brasil.
Em 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) foi criado e, com ele, o governo assumiu a responsabilidade pela compra e pela distribuição das obras didáticas para os alunos da rede pública de ensino, que é atualmente coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC).
Segundo anuário 2023 da Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros), cerca de 206 milhões de livros didáticos foram distribuídos no país.
Em Mato Grosso do Sul, o projeto Casinha da Leitura Fort está presente nas lojas Cafezais, Cônsul Assaf Trad, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Shopping Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União.
Últimas Notícias
- Saúde - 13:00 Oficinas gratuitas levam esportes a 90 locais de Campo Grande
- Saúde - 12:17 Entenda a relação entre a infecção por VSR e a bronquiolite
- Educação - 11:50 IFMS abre inscrições para curso sobre educação étnico-racial e quilombola
- Poder Legislativo - 11:35 Atos da Assembleia prorrogam e criam nove frentes parlamentares
- Economia - 11:15 FCO aprova R$ 219,7 milhões para novos empreendimentos em MS
- Combate á violência - 10:50 Proposta de destinação de recursos de loteria para combate à violência
- Estágio - 10:38 Projeto garante vaga de estágio em todos os órgãos da administração pública
- Câmara Municipal - 10:10 Vereador da Capital quer proibir dinheiro público em festas de carnaval
- Pix - 09:50 Entenda como funcionará Pix por aproximação
- Preservação - 09:31 Com mais uma reprodução inédita, bioparque reforça compromisso com conservação