• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Quadradinhos feitos na melhor idade da vida unem amizade e solidariedade

Idosos da Capital produzem peças de lã e roupas para ajudar quem mais precisa

Terça-feira, 12 Julho de 2022 - 16:16 | Valdelice Bonifácio


Quadradinhos feitos na melhor idade da vida unem amizade e solidariedade
Professor Kaio Ratier e suas alunas festejando o sucesso do bazar (Foto: Luiz Alberto)

A melhor idade da vida é aquela na qual se consegue dar algo de si para o semelhante. Com esse pensamento cerca de 40 pessoas com idade entre 60 e 91 anos participam de projeto pelo qual são apaixonadas: o ‘Quadradinhos da Amizade” do Grupo de Convivência do Sesc de Campo Grande (MS).

Nesta terça-feira, 12 de Julho, as peças feitas em tricô estiveram expostas em bazar de inverno realizado no Sesc Cultura, no Centro da Capital. O que não faltou foi participante orgulhosa do trabalho.

Elisa Mora Silva, de 85 anos, integra o grupo há quase 30 anos. “Esse projeto é muito especial. Eu sempre produzi artesanatos, mas quando soube do Quadradinhos me identifiquei na hora. A gente confecciona as peças para aquecer o inverno de outras pessoas. Eu nunca vou sair dele”, afirma.

Quadradinhos unem amizade e solidariedade
Bazar foi realizado nesta terça-feira e vai se repetir em Dezembro (Foto: Luiz Alberto)

Os idosos produzem mantas, ponches, toucas, sapatos, gorros, cachecóis e outras peças em lã. Parte da produção é doada a instituições cadastradas no Sistema Sesc e outra parte é vendida nos bazares – sendo que toda arrecadação é revertida para compra de matéria prima ou doações.

As integrantes do grupo produzem o ano inteiro para garantir as doações e os bazares duas vezes por ano. O bazar desta terça-feira terá toda renda revertida para compra de leite e fraldas geriátricas que serão entregues a instituições em necessidade.

Outra entusiasmada é Sélia Carlos Santos, 81. “Trago peças para vender no bazar. Saber que estamos ajudando quem precisa enche a nossa vida de um novo sentido”, define.

Quadradinhos unem amizade e solidariedade
Sélia Carlos tem satisfação em ajudar (Foto: Luiz Alberto)

Outra motivação para o engajamento dos participantes é a convivência e mudança no astral proporcionado pelas atividades em grupo com finalidade solidária. Que o diga a funcionária pública Neide Maria Braga, de 65 anos.

“Eu entrei para o grupo em 2018. Estava passando uma fase de depressão e tristeza que veio junto com a separação. Então, tomei conhecimento das atividades e me apresentei para participar. De fato, não sou muito boa com os quadradinhos de tricô, mas me tornei ótima nas emendas. Então, eu faço as emendas de muitas peças por aqui”, valoriza.

Neide Maria ainda não é aposentada. Ela cumpre expediente na prefeitura todos os dias e mesmo assim encontra tempo para as emendas que tanto ama fazer. “Pela manhã trabalho na prefeitura e à tarde venho para o Sesc emendar. Eu adoro demais”, enaltece.

Quadradinhos unem amizade e solidariedade
Amizades surgem no Grupo de Convivência (Foto: Luiz Alberto)

A costureira aposentada Geracina Gomes, 70 anos, está há cinco no projeto e cita que além de ter sido fisgada pela ideia de ajudar a sociedade, também se sente muito feliz em sair de casa para encontrar as amigas. “É um clima de diversão e muito aconchego”, define.

Geracina levou seus conhecimentos de décadas em costura para a oficina de customização. Ali roupas de uniforme, por exemplo, viram lindos vestidos com rendas delicadas. “Eu tenho as técnicas e ensino para elas nas oficinas. Adoro quando me solicitam, amo ajudar”, afirma.

Ao lado das integrantes do Grupo de Convivência está o professor Kaio Ratier. Profissional de artes visuais, ele trabalha no Sesc há cerca de 10 anos, mas em 2022 foi remanejado para as ações com os idosos.

Quadradinhos unem amizade e solidariedade
Geracina levou seus conhecimentos como costureira para as oficinas do Sesc (Foto: Luiz Alberto)

“Digo que é uma responsabilidade muito grande. Afinal de contas, os trabalhos do Grupo de Convivência são uma tradição no Sesc. Além do mais, eu sou aquele que organiza e incentiva. Não ensino o ofício do tricô, por exemplo. Isso elas já sabem. Aprendo muito com elas”, comenta.

A próxima entrega de donativos está prevista o mês de Agosto e um novo bazar está programado para Dezembro. 

Grupo de Convivência - O Grupo de Convivência, mais conhecido como Trabalho Social com Idosos, existe há quase 30 anos e  realiza reuniões, oficinas, atividades de socialização e encontros comemorativos que visam promover a autonomia, desenvolvimento da coordenação motora e intelectual, integração e protagonismo da terceira idade na sociedade, colaborando para o envelhecimento ativo.

Quadradinhos unem amizade e solidariedade
Idosas se reúnem semanalmente para confeccionas as peças (Foto: Luiz Alberto)

Todas às terças-feiras, a partir das 14 horas, é realizado o encontro do projeto Quadradinhos da Amizade. Ainda, neste mesmo encontro são realizadas customizações de tecidos e roupas que são transformados em outras peças de vestuário. Em outros momentos, os idosos também participam de aulas de canto e dança, leitura e memorização.

Quem desejar ingressar nas oficinas ou obter informações sobre o recebimento de donativos pode entrar em contato com o Sesc pelo telefone 3311-4300. O Sesc Cultura fica na Avenida Afonso Pena, 2.270, Centro, Campo Grande (MS).

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News