• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Projeto permite adaptação de horário de trabalho por motivos religiosos

Adaptações podem incluir alteração do dia de descanso semanal remunerado, acréscimo de horas diárias ou troca de turno

Domingo, 08 Setembro de 2024 - 09:11 | Redação


Projeto permite adaptação de horário de trabalho por motivos religiosos
(Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei que assegura aos trabalhadores o direito de ajustar seu horário de trabalho em dias de guarda religiosa e de usar adereços religiosos no ambiente de trabalho. A proposta, originada na Câmara dos Deputados, teve parecer favorável do senador Magno Malta (PL-ES) e agora será analisada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O Projeto de Lei 3.346/2019 propõe alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e na Lei 8.112/1990, permitindo que trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos federais ajustem seu horário de trabalho em comum acordo com seus empregadores ou chefias imediatas. As adaptações podem incluir a alteração do dia de descanso semanal remunerado, o acréscimo de horas diárias ou a troca de turno.

Para ter direito à adaptação, o trabalhador deve comunicar previamente sua ausência no dia de guarda. O empregador pode recusar o pedido, desde que apresente uma justificativa técnica ou legal. Em caso de recusa sem justificativa, o trabalhador poderá solicitar a rescisão do contrato, mantendo seus direitos trabalhistas.

Além disso, o projeto garante o direito de usar adereços religiosos no local de trabalho, desde que não interfiram na realização das atividades profissionais.

Durante a mesma sessão, a CDH também aprovou sete requerimentos de audiências públicas, que incluem temas como feminicídio, regulamentação do telemarketing e cuidados com pessoas com Alzheimer.

(Fonte: Agência Senado)

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  trabalhador  aprovacao  trabalho  religioes