Geral
Prefeitura de Corumbá discute navegação e licenciamento ambiental do rio Paraguai
As audiências foram realizadas na terça-feira, 03 de outubro, em Brasília
Sexta-feira, 06 Outubro de 2023 - 07:27 | Gabriel Telê Santana

Reuniões no Ministério das Relações Exteriores e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) discutiram a cobrança de pedágio unilateral pelo governo argentino no rio Paraguai e as restrições à navegação e licenciamento ambiental do rio Paraguai no trecho brasileiro. As audiências foram realizadas na terça-feira, 03 de outubro, em Brasília.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, representou o prefeito Marcelo Iunes nas agendas com o ministro João Marcelo Galvão de Queiroz (diretor do Departamento de América do Sul) e com o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura. “Foi importante a participação da Prefeitura de Corumbá. Apresentamos as nossas considerações com relação a estas questões”, pontuou o secretário.
“Os argentinos estão em desacordo com uma situação, já pactuada, que é a questão do livre trânsito na navegação da hidrovia. Estão cobrando ‘pedágio’ e isso não estava previsto nos acordos comerciais entre os países que utilizam a hidrovia. Apresentamos as preocupações do Município com a questão do escoamento da produção, que está em viés de crescimento. E, com essas barreiras alguns projetos de expansão de mineração, principalmente, ficam ameaçados”, disse Cássio da Costa Marques sobre o encontro no Ministério das Relações Exteriores.
Na Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, a Prefeitura de Corumbá abordou a navegabilidade no rio Paraguai, no tramo que vai de Corumbá até a Foz do rio Apa, que é o trecho brasileiro. “Há necessidade de manter o serviço de limpeza e dragagem do leito do rio para que, nos períodos de seca, não tenha restrição para navegação ou que ela seja menor. Isso se garante com serviço de limpeza e dragagem rotineira. Esse processo depende do DNIT resolver alguns entraves técnicos e encaminhar para o Ibama fazer o licenciamento dessas intervenções pontuais, necessários para manter a navegabilidade do rio”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá.
Também participaram das reuniões Newton Rubens (ABANI); Alyne Oliveira Garcês (ABANI); Adalberto Tokarski (consultor da J&F); Ângelo Maranho (Hidrovias do Brasil); Edson Souki (Granel Química); Porto Correa; Edeon Vaz (Movimento Pró Logística) e Roland Klein (ADECON).
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste