• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Prazo para se alistar vai até 30 de junho

Cadastro pode ser feito de maneira virtual

Quarta-feira, 21 Junho de 2023 - 19:24 | Taís Wölfert


Prazo para se alistar vai até 30 de junho
Aqueles que perderem o prazo de alistamento deve se dirigir à Junta Militar mais próxima de sua residência (Foto: Luciano Muta)

Os jovens do sexo masculino que completarem 18 anos este ano devem se alistar para o Serviço Militar Obrigatório até 30 de junho. Alistamento pode ser feito de forma online no site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente em qualquer Junta de Serviço Militar (JSM). Os endereços das JSM poderão ser encontrados no site  https://alistamento.eb.mil.br/servico/jsm. Residentes no exterior devem acessar o site do Ministério das Relações Exteriores

O cadastro está disponível desde o dia dois de janeiro. Aqueles que perderem o prazo de alistamento deve se dirigir à Junta Militar mais próxima de sua residência e se alistar com o pagamento de multa, que sofre correção a cada três meses. Mas além da multa existem outras punições.

Quem não se alista não pode: obter ou prorrogar a validade do passaporte; Realizar matrícula em qualquer estabelecimento de ensino público, em qualquer nível de graduação; Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; Inscrever-se em concurso públicos; Exercer qualquer tipo de cargo público, seja por eleição ou nomeação; Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Profissionais médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários graduados, além de graduandos do último semestre de cursos dessas formações, também podem participar do recrutamento voluntário. Os jovens selecionados têm a opção de permanecer no serviço ativo, conforme previsto no artigo 143 da Constituição Federal. E podem, ainda, participar do Projeto Soldado Cidadão, que oferece capacitação técnica para o mercado de trabalho em diversos ofícios, caso não optem por seguir a carreira militar. O período da seleção ocorre, normalmente, de setembro a novembro.

(Informações da assessoria de imprensa do Governo do Brasil)

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  brasil  militares  exercito  servico-militar