• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Por uso indevido e problemas no cadastro, 3,9 mil famílias têm Mais Social suspenso

Dentre as irregularidades estavam compra de bebidas alcoólicas e jogos on-line

Quarta-feira, 18 Janeiro de 2023 - 08:51 | Redação


Por uso indevido e problemas no cadastro, 3,9 mil famílias têm Mais Social suspenso
Com benefício é possível comprar alimentos, itens de higiene pessoal e até gás de cozinha - (Foto: Divulgação)

Mais de 3,9 mil famílias beneficiárias do Mais Social tiveram o benefício suspenso por uso indevido, como compra de bebidas alcoólicas, pagamentos de jogos on-line e até streaming de filmes e séries, e por problemas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa vigente em Mato Grosso do Sul presta atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar e nutricional.

Conforme a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), a suspensão foi de 3.985 pagamentos em janeiro. Ao todo, mais de 87 mil famílias são assistidas com o benefício.

O programa de transferência de renda e apoio às famílias em vulnerabilidade social deve ser usado para compra de alimentos, itens de higiene pessoal e gás de cozinha em estabelecimentos como mercados, minimercados e supermercados dentro do Estado de Mato Grosso do Sul.

A compra de bebidas alcoólicas e produtos à base de tabaco (fumo, cigarro e similares) é proibida pela Lei nº 5.639, de 5 de abril de 2021, que criou o Mais Social. O Decreto nº 15.653, de 15 de abril de 2021, que regulamenta a lei, também fala da possibilidade de exclusão do beneficiário pelo uso indevido do cartão.

Os produtos que podem ser comprados pelos beneficiários variam de alimentos, como arroz, feijão e carne, a itens de higiene pessoal, como sabonetes e desodorante. Soma-se à lista, ainda, o gás de cozinha. Por outro lado, bebidas alcoólicas, produtos a base de tabaco e combustíveis são proibidos de serem comprados com o cartão do Mais Social.

Serviço - O beneficiário deve procurar a coordenação local do programa em sua cidade para saber o motivo da suspensão do benefício. Dúvidas sobre o Mais Social também podem ser sanadas pelo telefone (67) 3368-9000.

SIGA-NOS NO Google News