Geral
Parceria permite intimação remota nas ações criminais
Medida gera economia de tempo e recursos financeiros, segundo o Poder Judiciário
Sábado, 03 Dezembro de 2022 - 16:16 | Redação

O Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais do TJMS celebrou termo de cooperação mútua com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MS) com o objetivo de inserir no ato de lavratura dos Boletins de Ocorrências uma declaração onde vítimas, testemunhas e o autor dos fatos informem o e-mail ou celular para intimação e citação no decorrer do processo.
Além de garantir maior eficácia para intimação dos envolvidos, a medida gera economia de tempo e recursos financeiros. No mês de maio deste ano, o presidente do Conselho de Supervisão, Des. Alexandre Bastos, esteve pessoalmente na Sejusp para tratar do aperfeiçoamento dos sistemas que alimentam os boletins de ocorrência e os procedimentos dos juizados.
A possibilidade de intimação por celular ou e-mail é um grande avanço, afirma a juíza diretora do Foro dos Juizados Especiais da Capital, Elisabeth Rosa Baisch. Segundo a magistrada, o Centro Integrado de Justiça (Cijus) está a postos para dar início às citações e intimações na medida em que os BOs forem encaminhados com as autorizações das partes.
A juíza diretora aponta os diversos benefícios da intimação remota, pois da forma tradicional, via Aviso de Recebimento (AR), a intimação nem sempre é conclusiva, isto ocorre nos casos em que o AR retorna com o aviso de recebimento por terceira pessoa.
Nestas situações, explica a magistrada, o Ministério Público costuma pedir nova intimação, por mandado a ser cumprido por oficial de justiça, o que eleva o custo do ato, além de não garantir o resultado conclusivo, nas situações nas quais a parte não é localizada, por exemplo.
A intimação/citação remota já vem sendo adotada nas varas dos juizados cíveis do Cijus e o modelo tem se mostrado muito produtivo. Ao fazer uma atermação, a pessoa já assina um termo de consentimento para ser intimada de todos os atos via whatsapp ou e-mail.
O índice de audiências que não são realizadas nos juizados é bastante significativo, com isso, juízes, promotores e defensores públicos permanecem à disposição de audiências que não se realizam, o que impacta na solução dos processos.
“Estamos avançando para os processos criminais com esse método de intimação que é muito producente e, pela nossa experiência no cível, estamos otimistas que as intimações por whatsapp e/ou e-mail irão impulsionar uma solução mais célere para os conflitos”, finaliza a diretora do Cijus.
Saiba mais – A opção pela intimação remota é muito simples, ao registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia, a parte já irá deixar seu whatsapp ou e-mail, assim como das testemunhas do caso. Trata-se de um meio muito mais barato e eficaz, pois há um alto custo para o Poder Judiciário ao operar no sistema de ARs.
Últimas Notícias
- Cultura - 10:50 Campão Cultural encerra programação com shows e performances na Capital
- Esporte - 10:32 Projeto “Judô com Tiago Camilo” amplia alcance em MS com apoio da Suzano
- Jardim - 10:15 Carreta-escola do Senac oferece cursos gratuitos de gastronomia em Jardim
- Economia - 09:50 Pix poderá ser parcelado a partir de setembro
- Capotamento - 09:32 Veículo capota na Rui Barbosa
- Acidente - 09:00 Motorista morre após grave acidente
- Fuga de abordagem - 08:55 Motociclista foge de abordagem policial e leva tiro na perna
- Pagamento - 08:20 Aposentados e pensionistas terão o 13º salário antecipado para abril e maio
- Maus-tratos - 08:00 Homem é preso após estuprar cachorro
- Detran MS - 07:50 Detran aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia