Geral
Parceria com universidade garante digitalização de documentos históricos
Cadernos com leis, decretos e outras peças das décadas de 1930 a 1970 fazem parte da ação
Domingo, 18 Dezembro de 2022 - 17:18 | Redação

A Prefeitura de Dourados (MS), por meio da PGM (Procuradoria Geral do Município), é parceira na efetivação do projeto de extensão “Digitalização de documentos históricos sobre os primeiros anos do município de Dourados”, da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A ação abrange documentos das décadas de 1930 a princípios de 1970. Cerca de 180 cadernos contendo leis, decretos, aforamentos, resoluções e outros documentos legislativos que
ordenaram o funcionamento do Executivo nesse período serão digitalizados.
Desde 2019, representantes do CDR (Centro de Documentação Regional) da UFGD iniciaram visitas ao setor, ao arquivo e museu municipal para levantamento da documentação existente. Na avaliação do coordenador do CDR, professor Carlos Barros Gonçalves, parcerias como essa são extremamente relevantes para a preservação da memória histórica e
administrativa do Município, além de possibilitar novas pesquisas sobre a localidade.
Após a conclusão do projeto, as versões impressas dos documentos serão devolvidas à Prefeitura Municipal, bem como as versões digitalizadas que estarão, nos dois órgãos, à disposição dos interessados.
(Foto: Reprodução)
Centro de Documentação Regional UFGD - O Centro de Documentação Regional é um laboratório vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Originado de um projeto elaborado por docentes da UFMS/Dourados, no início da década de 1980, o CDR vem colecionando, desde então, material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estudos regionais, não apenas o espaço correspondente ao atual estado de Mato Grosso do Sul, mas também o seu entorno, como os estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, e os países que mantêm relações históricas com a região, principalmente Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina.
O CDR está localizado na Unidade II, atrás do prédio da Faculdade de Ciências Humanas/FCH. Possui cerca de 280 metros quadrados, abrangendo espaços para acervo, consulta, higienização, digitalização e administração e atende não apenas ao público universitário como também à comunidade em geral.
Os guias do acervo podem ser consultados no site da UFGD, clicando aqui. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h.
Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3410-2315, pelo email [email protected] ou diretamente no Instagram @cdr_ufgd.
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste