Geral
Ong autuada por maus-tratos a 40 cachorros declara fechamento
Em nota, ong nega declarações de insalubridade e afirma dificuldades financeiras ao longo dos anos
Quinta-feira, 08 Dezembro de 2022 - 09:36 | Victória de Oliveira
Após autuação por maus-tratos a 40 cachorros em residência do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande (MS), organização não governamental de proteção a animais, situada na capital, anunciou fechamento nesta quarta-feira, 07 de dezembro. Os animais foram encontrados em meio a fezes e urina após denúncias de vizinhos. Mãe e duas filhas, responsáveis pela Ong, foram ouvidas pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat).
Em nota de esclarecimento postada nas redes sociais, a organização afirma dificuldades financeiras. “Quem acompanha aqui a mais tempo sabe nosso sufoco para pagar nossas contas de água, que passa dos 2 mil”, diz trecho da publicação. “Não sabem a luta diária que é manter tudo isso de animais sem ajuda de ninguém, só de vocês aqui. Corremos atrás de declarações públicas para 'tentar' conseguir. Mas até hoje não recebemos $1,00”, afirmam.
Os policiais da Decat foram até a residência após denúncias dos vizinhos quanto à situação de insalubridade do local. A piscina sem manutenção também chamou atenção dos policiais. Na publicação, as responsáveis comentam o caso e afirmam que os cachorros não tomavam da água da piscina. “Acordamos cedo para dar conta de limpar tudo e nunca deixamos os animais em situação insalubre. […] A piscina que temos durante um tempo deixamos fechada por falta de dinheiro para manutenção, e nunca deixamos eles tomarem essa água, como muitos disseram. Alugamos uma bomba d’água para retirar a água e nós mesmas fazendo o trabalho braçal”, afirmam.
A nota anuncia fechamento da Ong, porém deixa espaço para adoção dos animais. “ Somos transparentes em tudo que fazemos, e isso não é novidade por aqui. É exaustivo tudo isso que estamos passando e vamos parar. Os animais estão aqui na chácara, estão bem, recebendo todo amor, carinho e cuidado que sempre tiveram. Vamos desativar a pagina, mas quem quiser adotar, nosso e-mail está aberto e a chácara também”.
Caso - Policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (Decat) resgataram na manhã desta quarta-feira, 07 de novembro, cerca de 40 cachorros em situação insalubre de residência do bairro Parque dos Novos Estados, em Campo Grande (MS). Uma mulher e duas filhas foram encaminhadas para prestar esclarecimento e devem ser autuadas por maus-tratos.
Vizinhos relataram ao Diário Digital que as autoras possuem chácara no bairro Chácara dos Poderes e levam animais para o local há cerca de cinco meses. No local indicado, os vizinhos estimam que há cerca de 60 animais. Informações apontam que a mãe e filhas possuem autorização judicial para tratamento de cães e gatos.
O odor na residência também é muito forte, declaram os populares. “O cheiro é insuportável. Agora, com as chuvas, deu uma amenizada. Tem dias que você não aguenta colocar o pé para fora de casa, porque é de arder o nariz”, afirma. O vizinho explica que as autoras possuem o costume de resgatar os animais há cerca de cinco anos.
Últimas Notícias
- Esportes - 18:18 Fundesporte cumpre contrato de gestão com foco em talentos
- Meio Ambiente - 17:39 Aplicativo sobre de prevenção de desastres já tem 2 mil downloads
- Meio ambiente - 17:18 Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária
- Saúde - 16:50 Bebê sobrevive à cirurgia complexa que retirou tumor do coração na Capital
- Tragédia - 16:35 Polícia Civil de MG já identificou 16 vítimas de acidente na BR-116
- Internacional - 16:15 Mudanças climáticas e IA serão pautas do Brasil à frente do Brics
- Polícia - 15:42 Suspeitos de duplo homicídio depõem à polícia
- Justiça - 15:32 Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão do general Braga Netto
- Sorteio - 15:00 Promoção que sorteará carrão no Pátio Central segue até Janeiro de 2025
- Cultura - 14:52 Moinho Cultural promove encontro com MinC e agentes culturais