Geral
Novo sistema auxilia MS a identificar áreas de queima prescrita
SIFAU foi desenvolvido pela Wetlands International, em parceria com a LASA, e ajuda no manejo integrado do fogo
Domingo, 14 Abril de 2024 - 12:55 | Laura Cação

O Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (SIFAU), lançado em novembro de 2023 pela Wetlands International e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), está sendo usado pelo Governo do Estado na tomada de decisões sobre a queima prescrita em áreas de Mato Grosso do Sul.
Diante da situação climática da região, da seca nos rios e pouca perspectiva de chuva, o Governo do Estado decretou situação de emergência ambiental em todo o Mato Grosso do Sul por 180 dias. O texto do decreto foi publicado na quarta-feira (10) e é voltado para a prevenção de incêndios diante do risco de fogo iminente, principalmente no Pantanal.
Entre as ações de prevenção, foi estabelecida a realização de queima prescrita em propriedades com acúmulo de biomassa e potencial perigo para risco de fogo. Os dados técnicos fornecidos pelo SIFAU foram fundamentais na tomada de decisão do Governo do Estado, para identificar as 140 propriedades rurais que devem passar pela técnica, que contará com acompanhamento do Corpo de Bombeiros.
A diretora executiva da Wetlands International no Brasil, Rafaela Nicola, afirma que o uso do SIFAU nesta tomada de decisão importante confirma o objetivo pelo qual o sistema foi criado. “Desenvolvemos o SIFAU, por meio do Programa Corredor Azul e em parceria com o LASA para atuar nas ações de manejo integrado do fogo no Pantanal e vemos que a ferramenta já desponta como sendo de grande utilidade para a conservação, principalmente por estar embasada em parâmetros e medidas ambientais, que auxiliam a interpretar os riscos de incêndios”, afirma.
Coordenadora do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ), Dra. Renata Libonati, afirma que o SIFAU foi desenvolvido justamente com esse intuito de fornecer informações confiáveis para tomada de decisão em relação ao manejo integrado do fogo.
O Sistema de Inteligência do Fogo em Áreas Úmidas (SIFAU) é uma parceria entre a Wetlands Internacional e o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apoio do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD) coordenado pelo Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (NEFAU) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste