• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Novo equipamento agiliza diagnóstico de tuberculose em Corumbá

Aparelho permite a realização de teste rápido molecular para detectar sensibilidade ou não à Rifampicina

Domingo, 26 Novembro de 2023 - 14:59 | Redação


Novo equipamento agiliza diagnóstico de tuberculose em Corumbá
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)

A rede pública de saúde de Corumbá já conta com a operação do GeneXpert® para o diagnóstico da tuberculose. O aparelho permite a realização de teste rápido molecular para detectar sensibilidade ou não à Rifampicina (fármaco mais potente e importante na terapia de combate à tuberculose, também usado na hanseníase). O equipamento funciona no Centro de Saúde da Ladeira Dr Moysés dos Reis Amaral.

"A rede municipal de saúde tem um papel fundamental na prevenção e controle da tuberculose. Embora seja considerada problema de saúde pública, a tuberculose é uma doença curável. Trabalhamos para manter um programa de prevenção cada vez mais eficaz", afirmou o prefeito Marcelo Iunes ao destacar a importância do novo equipamento.

“Nós vamos conseguir fazer o exame aqui na cidade, sem precisar transportar até Campo Grande, para o Laboratório  Central (Lacen), e isso vai agilizar o resultado. Vamos conseguir liberar o resultado do exame em pouco tempo, vai evitar o transporte da amostra e agilizar o tratamento do paciente”, explicou Alessandra Martins Feliciano, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose. O Programa Municipal de Controle de Tuberculose atende, atualmente, 187 pacientes. 

“Ele recebe o medicamento durante todo o tratamento, sendo positivo para a tuberculose. Esse medicamento só existe na rede pública, não é disponibilizado em  farmácia e nem na rede particular, somente pelo SUS”, disse Alessandra informando que o período de tratamento tem variação. “Geralmente, o paciente com a  tuberculose básica, que a gente chama de esquema básico, dura em torno de seis meses, que é uma tuberculose sem resistência aos medicamentos. Já uma tuberculose resistente aos medicamentos básicos, dura em torno de dezoito meses”.

Novo equipamento agiliza diagnóstico de tuberculose em Corumbá
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Corumbá)

Gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Corumbá, Luciana Ambrósio, destacou que há 15 anos, o Município busca implantar o equipamento para fazer análise de tuberculose em Corumbá. “É um grande avanço. Esse aparelho vem agregar ao nosso serviço. O Município ganha na logística de  transporte, uma vez que não vai ser necessário enviar a coleta para análise em Campo Grande. Ganha em agilidade, coletou já leva no laboratório e a gente traz para cá, para fazer essa análise”, disse.

A bioquímica Eunice Atsuko T. Cunha explicou que o GeneXpert® faz o diagnóstico de forma rápida. “O paciente faz o exame e em duas horas sai o resultado se é resistente ou não à Rifampicina, que é um dos medicamentos mais poderosos para tratar tuberculose. Pelo método mais tradicional, a gente tinha que pedir dois dias para liberar o resultado. Com essa máquina pode liberar em duas horas. Já está funcionando e, a partir de agora, Corumbá vai fazer os exames aqui”, esclareceu.

Para Laryssa Almeida de Brito Ribeiro, gerente do Programa de Tuberculose e Hanseníase do Estado, o equipamento é fundamental para a rede pública de saúde. “Faz com que a gente possa eliminar a tuberculose como problema de saúde pública. A tuberculose é grave, se não tiver tratamento, pode causar morte”.

Secretária-adjunta de Saúde, Mariluce Leão, ressaltou que a agilidade da liberação do resultado permitirá o tratamento precoce da doença. “Com o resultado saindo praticamente no mesmo dia, facilita para o paciente, que começa imediatamente o  tratamento. Esse início precoce do tratamento é muito importante para que o paciente, que tenha  adquirido a tuberculose, não transmita a doença. Em poucos dias de medicamento ele para de transmitir e assim, garante a saúde dele e também da  coletividade. Esse aparelho faz até quatro amostras ao mesmo tempo e nós  temos a  capacidade de fazer 16 exames por dia, de acordo com a demanda”, afirmou.
 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  corumba  saude-publica  diagnostico  tuberculose