• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Mutirão contra câncer de pele atende quase 200 pessoas em Dourados

Mais de 50 pacientes foram identificados com lesões suspeitas ou diagnosticados com câncer

Sexta-feira, 13 Dezembro de 2024 - 15:35 | Redação


Mutirão contra câncer de pele atende quase 200 pessoas em Dourados
(Foto: Divulgação)

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), vinculado à Rede Ebserh, realizou um mutirão de atendimentos voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de pele. A ação, que integra a campanha Dezembro Laranja, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mobilizou profissionais de saúde, acadêmicos e equipe administrativa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a pele.

O evento ocorreu durante toda a manhã de sábado (7) no ambulatório do HU-UFGD e contou com o apoio da Liga Acadêmica de Dermatologia da UFGD. No total, 197 pessoas foram atendidas, e 53 delas identificadas com lesões suspeitas ou diagnosticadas com câncer de pele. Esses pacientes já estão sendo organizados para procedimentos cirúrgicos, programados para os dias 14 de dezembro (próximo sábado) e 11 de janeiro de 2025.

A dermatologista Dra. Cinthia Orasmo destacou a importância da detecção precoce. “Nós temos um atendimento que foi muito positivo, atendemos muitos pacientes que estavam realmente precisando de um acompanhamento, uma avaliação dermatológica. Agora os pacientes com diagnósticos e suspeitas de câncer de pele nós vamos organizar para fazer a cirurgia e fazer o tratamento dessas lesões também”, disse a médica.

A ação foi considerada um sucesso pela chefe da Unidade de Ambulatório do HU-UFGD/Ebserh, Fabricia Becker Erani, que enfatizou o alcance e a relevância do mutirão. “Ah! É muito importante uma ação como essa porque a dermatologia é uma especialidade que a gente não tem na rotina do HU-UFGD. Então acho que isso demonstra a importância do atendimento pelo volume de pacientes que a gente atendeu. Na rotina do ambulatório, a gente atende em média 100, 150 pacientes no decorrer das 12:00 e hoje a gente atendeu quase 200 pacientes só em uma manhã”, destacou.

A enfermeira responsável pelo setor de marcação cirúrgica e pré-operatório do HU-UFGD/Ebserh, Eliane Bergo de Oliveira de Andrade, explicou o encaminhamento dos pacientes identificados com lesões suspeitas.

“Alguns pacientes tiveram lesões sugestivas, suspeitas de câncer de pele. Então a primeira remessa vai ser operada agora no dia 14 de dezembro e há uma segunda remessa para as primeiras semanas de janeiro. Então, os pacientes que vieram consultar, a gente já pegou toda a documentação, os contatos e a orientação é para que eles aguardem que a gente vai entrar em contato para estar é passando o dia da cirurgia", explicou.

O mutirão reafirma o compromisso do HU-UFGD/Ebserh com a promoção da saúde e a prevenção de doenças, demonstrando o impacto positivo das ações integradas e do trabalho em equipe no atendimento à comunidade.

A dermatologista Dra. Cinthia Orasmo reforçou os benefícios do diagnóstico precoce. “Quanto antes a gente faz um diagnóstico, melhor fica um tratamento. Então, uma cirurgia pode ser pequena, uma recuperação mais rápida, a sobrevida, que é o tempo médio de idade após um tratamento de um câncer de pele fica melhor, porque o paciente consegue viver mais, viver melhor, se faz um diagnóstico precoce”, ressaltou.

 

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  saude  atendimento  cancer  hu-ufgd