Geral
MS leva mais de 100 atletas às Paralimpíadas Escolares 2024
A edição deste ano registrou recorde de inscritos, com mais de 2 mil participantes
Quarta-feira, 27 Novembro de 2024 - 09:00 | Redação

Mato Grosso do Sul está representado por 101 atletas nas Paralimpíadas Escolares 2024, consolidando-se como a quinta maior delegação da competição. O evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), e é organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A participação do estado é coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
A cerimônia de abertura foi realizada ontem (26), e as competições ocorrem de quarta (27) a sexta-feira (29).
O maior evento esportivo inclusivo do mundo
As Paralimpíadas Escolares são reconhecidas como o maior evento esportivo global voltado para crianças e jovens com deficiência. A edição deste ano registrou recorde de inscritos, com mais de 2 mil participantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Desde sua criação, em 2006, o evento tem sido um marco para a inclusão e o desenvolvimento esportivo de jovens paratletas.
Competição em 13 modalidades
Os atletas competirão em 13 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
O atletismo é a modalidade com maior número de inscritos, somando mil competidores. Em seguida, aparecem a natação (323), bocha (156), tênis de mesa (103) e badminton (102). Pela primeira vez, foram realizadas seletivas estaduais em três modalidades – atletismo, natação e bocha – dentro do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que percorreu todo o país no primeiro semestre promovendo competições de alto rendimento.
Destaques e metas de Mato Grosso do Sul
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a relevância do evento para a inclusão social e o fortalecimento do esporte no estado.
"As Paralimpíadas Escolares mostram como o esporte pode transformar vidas, promovendo inclusão e desenvolvimento pessoal e social. Mato Grosso do Sul tem avançado significativamente, e estamos muito orgulhosos de apoiar nossos atletas, que são verdadeiros exemplos de superação e determinação."
Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, destacou o progresso da delegação e as metas para a edição de 2024.
"Nossa expectativa é alta. No ano passado, alcançamos a quinta posição, e o objetivo agora é manter-nos entre os cinco melhores do Brasil. Expandimos nossa participação de sete para nove modalidades, com a estreia no goalball e no halterofilismo, evidenciando nosso crescimento no esporte paralímpico."
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste