• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Moradores temem retorno de enchentes

Obra está jogando entulho na rua de terra, no local de escoamento da água, dizem moradores

Sexta-feira, 14 Outubro de 2022 - 16:32 | Isabela Duarte


Moradores temem retorno de enchentes
(Foto: Luiz Alberto)

Na tarde desta sexta-feira, 14 de Outubro, moradores da rua João Teixeira Saboia, bairro Paulo Coelho Machado, conversaram com a equipe do Diário Digital sobre uma obra que está deixando entulhos na via e ameaçando a região com enchentes.

Morador na residência há 15 anos, o casal de autônomos Ana Shirley Cavalcante e Fernando Aparecido, estão com medo da volta dos alagamentos no local. Em 2007, este problema causou diversos prejuízos ás casas, após um cascalhamento realizado na rua.

Moradores temem volta das enchentes
Casal construiu uma cisterna para drenagem (Foto: Luiz Alberto)

Ana e Fernando até construíram uma cisterna no fundo do quintal para conseguir drenar a água que costumava inundar a casa até a altura do tornozelo. Há três anos, eles conseguiram com que um vereador fizesse a retirada de 70 caminhões de terra da João Teixeira Saboia, diminuindo o nível da rua e fazendo uma leve vala no meio da via para escoamento da água.

Agora, uma das casas da região está em obras há quatro meses e, segundo os vizinhos, está jogando entulho no meio da rua, fazendo o nível da quadra voltar a subir. Já é visível, na frente da residência, uma maior quantidade de terra e as poças, que começaram a se formar com a água da chuva.

O casal já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) e com a guarda Municipal, mas não obtiveram um retorno.

Moradores temem volta das enchentes
(Foto: Luiz Alberto)

Outro lado - O dono na obra, que quis se identificar apenas como Nilton, de 52 anos, afirma que o problema não é de sua responsabilidade e que “dois carrinhos de massa” não causaram o prejuízo relatado pelos vizinhos.

Ele também diz que a responsabilidade é da Prefeitura em asfaltar a rua e que “todo mundo joga entulho”, não só ele.

Prefeitura - A Semadur entrou em contato com o Diário Digital e, em posse do endereço, afirmou que até a próxima semana irá encaminhar a fiscalização.

De acordo com a resposta, “será repassado para o auditor fiscal da região. A Sisep [Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos] acrescenta que uma equipe irá ao local avaliar uma medida emergencial para o escoamento da enxurrada”.

SIGA-NOS NO Google News