Geral
Mergulhadores limpam reservatórios de água na Capital
Ação integra trabalhos preventivos da concessionária para os períodos de altas temperaturas
Quinta-feira, 04 Agosto de 2022 - 19:31 | Redação
A Águas Guariroba iniciou esta semana um cronograma de manutenção e limpeza de 10 reservatórios de água em Campo Grande com a participação de mergulhadores especializados. A ação integra os trabalhos preventivos da concessionária para os períodos de altas temperaturas com a chegada da estiagem. As equipes de mergulho contam com um procedimento inovador, onde a limpeza é executada nos reservatórios cheios e em plena operação, evitando desperdícios, interrupção de operação e sem impacto no sistema de abastecimento de água da Capital.
Os reservatórios têm capacidade de até 10 milhões de litros e estão localizados nas Estações de Tratamento de Água Lageado e Guariroba, nas regiões do Maria Aparecida Pedrossian, Noroeste e União. O sistema utilizado pelos mergulhadores é semelhante à limpeza de uma piscina, as equipes utilizam um sistema de aspiração para a retirada todo material sedimentado acumulado no fundo dos reservatórios.
“A ação é resultado de um estudo de tecnologias e metodologias que não parassem o abastecimento, principalmente com a chegada do período de estiagem. Com os mergulhadores nós fazemos a limpeza sem parar o fornecimento de água para a população. O mergulhador vai passando a máquina que recolhe as partículas do fundo do reservatório. São ações complementares ao plano de enfretamento de estiagem que adotamos após a implantação de novos poços, garantindo que Campo Grande passe este período de altas temperaturas de fora tranquila”, diz Gabriel Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.
Para evitar qualquer contaminação durante a manutenção, o mergulhador é equipado com uma vestimenta impermeável e com uma máscara full face, um tipo de capacete integralmente vedado onde estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone mantendo contato direto com uma equipe do lado de fora. Todo o equipamento é interligado através de um duto que garante a livre respiração e permite resistir à pressão da água.
Últimas Notícias
- Corumbá - 18:12 Alunos da rede pública de Corumbá recebem menção honrosa na 19° OBMEP
- Auxílio - 17:54 Projeto propõe incentivo ambiental para beneficiários do Bolsa Família
- Oportunidades - 17:10 Programa de Extensão de Ensino de Línguas abre vagas para bolsistas
- Meio Ambiente - 16:47 Projeto cria política nacional de proteção de rios
- Natal - 16:12 Natal de Amor e Solidariedade no Humap-UFMS
- Fim de ano - 15:53 Programação Férias no Prosa traz diversão e cultura para as crianças
- Idade avançada - 15:11 Animais idosos precisam de atenção redobrada dos tutores, diz veterinária
- Bancos - 14:52 Senado aprova ampliação de prazo para bancos compensarem perdas tributárias
- Trânsito - 14:10 Juizado Especial de Trânsito funciona normalmente durante recesso do TJMS
- Três Lagoas - 13:45 Deck da Lagoa Maior é inaugurado em Três Lagoas com investimento de R$ 1 milhão