• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Médicos do Hospital do Câncer entram em greve diante de crise financeira

Hospital Alfredo Abrão tem déficit de quase R$800 mil mensais e precisa de ajuda do Poder Público

Quarta-feira, 22 Fevereiro de 2023 - 17:17 | Pedro Santos


Médicos do Hospital do Câncer entram em greve diante de crise financeira
(Foto: Luiz Alberto)

Com dificuldades nos atendimentos oncológicos do Hospital do Câncer Alfredo Abrão (HCAA), os médicos do filantrópico anunciaram greve nesta quara-feira (22). De acordo com o documento enviado para a Diretoria do HCCA, o corpo médico exige: 

  • Regularização dos pagamentos e dos vínculos/contratos dos integrantes do Corpo Clínico; 
  • Regularização dos serviços de patologia e exames de imagens (ressonância magnética e cintilografia óssea), essenciais aos diagnósticos e seguimentos de tratamentos.

Conforme o apurado em reportagem passada pelo Diário Digital, o HCAA tem éficit  orçamentário de quase R$800 mil ao mês, um problema que se vem se arrastando por quase um década, impossibilitando a prestação de um melhor atendimento aos pacientes em tratamento oncológico, atrasando a realização de exames, pagamento de funcionários e do corpo clínico, compra de remédios e materiais de medicina. 

Segundo usuários do Hospital Alfredo Abrão, alguns exames de diagnósticos de câncer como o anatomopatológico, ressonância magnética e ultrassonografia estão sofrendo demora em seus resultados de 30, 60 e até 90 dias ou não estavam sendo feitos, principalmente aqueles que realizados pela Diimagem. 

“A partir de hoje, serão realizados somente os atendimentos de urgência e emergência realizados no PAM (*Pronto Atendimento do HCAA, 24H), as cirurgias de urgências e emergências, atendimentos de UTI e os tratamentos nos setores de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia já em andamento.”, informa o Hospital do Câncer em nota. 

Pedido de ajuda sem retorno

A prefeita Adriane Lopes esteve em reunião com a equipe administrativa do Hospital do Câncer Alfredo Abrão no dia 16 de janeiro de 2023, onde foi buscado um “maior apoio” da Prefeitura com um estudo econômico-financeiro e mostrando a realidade orçamentária do filantrópico.

De acordo com Amilton Alvarenga, o administrador do HCAA, o Governo Executivo Municipal acordou em retornar o pedido de ajuda do Hospital em até 10 dias úteis depois da data do encontro, ou seja, no dia 30 de janeiro. Entretanto, a Prefeitura não deu nenhum retorno nesses quase 40 dias de espera. 

Além disso, no dia 8 de janeiro, o Secretário de Saúde do Estado, Maurício Simões, esteve no Hospital do Câncer em reunião com o administrativo para analisar as reivindicações do Alfredo Abrão. Contudo, o Hospital Câncer afirma que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) não respondeu desde a data do encontro.  

“Desta forma, buscamos soluções conjuntas com os parceiros públicos para que unidos possamos continuar a prover com qualidade e celeridade os tratamentos aos pacientes oncológicos”, diz a Diretoria Executiva.

O Diário Digital entrou em contato com Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mas não obteve um posicionamento de ambas até a produção desta matéria. O espaço está aberto para resposta. 

SIGA-NOS NO Google News