• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Marquinhos Trad é acusado de pedalada fiscal

Sexta-feira, 22 Março de 2019 - 18:20 | Redação


A empresária e cidadã campo-grandense Luciane Costadeli, de 46 anos, protocolou na tarde desta sexta-feira (22) documentação que denuncia uso indevido de recursos financeiros que deveriam ter sido destinados à área da saúde em Campo Grande, Capital do Estado. A conduta consistiria em pedalada fiscal que se comprovada pode resultar no impeachment do prefeito Marquinhos Trad.

Calculado em R$ 105.350.290,39, o rombo é advindo do Fundo de Investimento Social (FIS) em saúde e foi destinado ao custeio de folhas de pagamento sem a devida previsão orçamentária. Encontrado por Luciane no próprio Diário Oficial de Campo Grande (DioGrande), o desvio não passou por aprovação da Câmara Municipal, por isso sua análise foi entregue ao Poder Legislativo para que seja devidamente averiguado.

Comparado com o caso acontecido em 2016 com a ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, as consequências desta denúncia podem resultar em uma cassação a Marcos Trad seguido de um possível impeachment do atual prefeito da Capital sul-mato-grossense. Todo o descaminho de verba pública estaria acontecendo constantemente, por isso a importância da apreciação pelo Poder Legislativo como diz Luciane, “a avaliação deve ser feita para que nós possamos saber qual o real impacto do desvio ao Município e se outras áreas além da saúde também foram lesadas”.

Juridicamente a mais gritante irregularidade é a falta de dotação orçamentária, já que os recursos e suas ‘finalidades’ não passaram por avaliação da Câmara Municipal, “e se passasse seriam negadas” afirma a empresária. Outros inúmeros delitos foram citados em ofício e podem ser acessados na íntegra.

Criadora do movimento ‘Que cidadão quero ser’ Luciane incentiva a participação assídua da sociedade na análise política e orçamentária no Município, Estado e Federação. “Não tenho poder, encontrei uma irregularidade no executivo e a Câmara como órgão competente agora deve fazer o seu trabalho. Eu estou fazendo o meu papel de cidadã e agora exijo esclarecimentos” encerra a cidadã.

Luciane Costadeli tentou entrar em contato com vereadores na Câmara Municipal. Junior Longo (PSB) e Betinho (PRB) se prontificaram a analisar o documento, já José Eduardo Cury (PTdoB) imediatamente acionou a assessoria de imprensa para análise urgente da denúncia. 

Confira as páginas 9, 10 e 11 da edição 5.518 do DioGrande onde foram encontradas as irregularidades.  

SIGA-NOS NO Google News