• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Manifestantes se reúnem contra violência policial em Campo Grande nesta 4ª-feira

Ato ocorre a partir das 13h, na entrada do Parque dos Poderes, com cerca de 100 pessoas

Quarta-feira, 12 Julho de 2023 - 11:07 | Victória Bissaco


Manifestantes se reúnem contra violência policial em Campo Grande nesta 4ª-feira
Manifestantes pedem fim da violência policial - (Foto: Ilustrativa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira, 12 de julho, a entrada do Parque dos Poderes, em Campo Grande (MS), será tomada por pedidos de fim à violência policial em Mato Grosso do Sul. O ato deve reunir cerca de 100 manifestantes e foi organizado pelo Instituto Anjos da Liberdade. A ação inicia às 13h.

Conforme informado pela organização social, entre os presentes estarão  pais e mães de jovens que foram mortos por policiais. A Anjos da Liberdade desenvolve projetos na área de direitos humanos. A equipe do Diário Digital procurou o instituto para comentar o ato desta quarta-feira, no entanto, não obteve retorno.

Apenas neste ano, segundo levantamento realizado pelo DD, 19 pessoas foram mortas em confrontos policiais na Capital sul-mato-grossense entre janeiro e junho de 2023. As vítimas possuíam idades entre 19 e 45 anos e foram acusadas, em grande maioria, de terem disparado ou “partido para cima” de policiais civis e militares. 

Segundo divulgado pelo Instituto Anjos da Liberdade, no interior de Mato Grosso do Sul, a letalidade policial também apresenta índices alarmantes. Entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2023, foram 59 pessoas nos 79 municípios do Estado.

O último caso na Capital ocorreu em 29 de junho, com a morte de Yan Lucas Marinho da Silva Pereira, de 22 anos, na região dos bairros Moreninhas. Segundo informado pela Força Tática da 10° Batalhão da Polícia Militar, a vítima fatal teria resistido à abordagem policial e passou a efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais. 

A nível estadual, o caso mais recente de morte em confrontos ocorreu nesta segunda-feira, 10 de julho. O morto foi Edson Lino da Silva, acusado de tráfico de drogas. O caso ocorreu em suposto ponto de venda de entorpecentes no bairro São Sebastião, no município de Ribas do Rio Pardo (MS), a 100 quilômetros da Capital.

A concentração da manifestação acontece às 13h, na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, S/N, no Parque dos Poderes (na rotatória de entrada do Parque, na Avenida Mato Grosso). Haverá a participação de cerca de 100 manifestantes, que foram orientados a adotar todos os protocolos estabelecidos pela OMS para (Organização Mundial de Saúde) evitar o contágio por covid-19.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  manifestacao  violencia  policia-militar