• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Livro baseado em crimes reais expõe visão sensível das investigações

Em 150 páginas, delegado Carlos Delano conduz o leitor ao universo dos desafios da apuração policial

Terça-feira, 25 Março de 2025 - 11:39 | Redação


Livro baseado em crimes reais expõe visão sensível das investigações
Delegado de Polícia Carlos Delano (Foto: Luciano Muta/Arquivo DD)

Com uma narrativa que une a adrenalina das investigações criminais à profundidade das experiências humanas, o livro "Mariza Queria Ser Livre" apresenta bastidores policiais reais, detalha crimes marcantes e revela os efeitos da transgressão no curso da vida das pessoas. O lançamento será no próximo dia 24 de abril.

Em 150 páginas, o Delegado de Polícia Carlos Delano conduz o leitor a um universo onde os desafios da apuração policial se entrelaçam a histórias de vidas impactadas pela criminalidade, como a de Mariza, imbricada numa relação amorosa tóxica.

“É uma história que ajuda a gente a compreender o ciclo da violência sem fazer julgamento da conduta da vítima, sem revitimizá-la, mas buscando compreender os vários fatores que levam a pessoa a ficar presa em uma dinâmica como essa”, detalha o autor.

Assim como na história de Mariza, Delano usa nomes fictícios e informações modificadas com o objetivo de preservar a identidade das vítimas.

Mesmo assim, ao longo de 15 contos inspirados em situações reais o público terá a oportunidade de mergulhar na mente de um policial que atuou em investigações complexas comandadas por unidades especializadas e na Corregedoria Geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

A cada relato o leitor tentará desvendar, linha após linha, desaparecimentos misteriosos, assassinatos impensáveis e crimes motivados por emoções destrutivas, vingança e desespero.

Livro baseado em crimes reais expõe visão sensível das investigações
(Foto: Divulgação)

Além da adrenalina - No entanto, "Mariza Queria Ser Livre" oferece ao público uma experiência que vai além do suspense das operações policiais. “O livro nasceu da vontade de compartilhar um pouco da realidade que vivemos nas investigações policiais. São histórias que expõem o que nos desafia enquanto profissionais, mas que, sobretudo, nos tocam enquanto seres humanos”, afirma o autor.

Com quase 20 anos de experiência no trabalho policial, o delegado traz para a literatura o olhar de quem dedica a vida ao combate à criminalidade, tornando cada história também uma oportunidade de aprendizado sobre apuração.

“Eu queria que as pessoas encontrassem um retrato de humanidade dos policiais que trabalham no serviço de investigação, para que as pessoas que não conhecem o cotidiano de uma equipe de investigação policial - algo que a maioria das pessoas não conhecem mesmo - entendam como esses que trabalham nessa atividade encontram situações emocionalmente muito complexas, trabalham no limite do cansaço muitas vezes e têm que lidar com situações de risco pessoal, e que a família também padece pela ausência”, compartilha o autor.

Dessa forma, “Mariza Queria Ser Livre” também apresenta diversos detalhes sobre como os operários dessa atividade exigente enfrentam as adversidades diárias no combate ao crime.

“O trabalho é ininterrupto, vai noite adentro, e isso é feito por um senso de dever muito, muito forte das pessoas que estão comprometidas com esse serviço. Então, além da adrenalina, das lições, das informações - tudo isso é muito importante - eu quis lançar um olhar, uma luz sobre o profissional policial”, define Delano.

E para além do esforço pela concretização da justiça, os agentes de segurança pública ainda têm diante de si os duros desafios de sua própria natureza.

“O policial é um sujeito que tem que lidar com tudo isso e é um ser humano, e tem problemas normais, tem dramas pessoais também. Mas, a despeito disso, trabalha com profissionalismo para lidar com essas questões humanas tão profundas e complexas”, finaliza Delano.

O evento de lançamento é aberto à imprensa e contará com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. A obra já está disponível para pré-venda na Amazon em formato físico e digital. Para saber mais, clique aqui: https://a.co/d/6pZujTg.

Serviço:

📖 Lançamento do livro "Mariza Queria Ser Livre"
🗓 Data: 24 de abril de 2025
🕢 Horário: 18h
📍 Local: Adepol-MS. Rua Dr. Robison Benedito Maia, 321, bairro Carandá Bosque.
◼️ Contato para a imprensa: 
Liana Feitosa - (67) 98177-3923

SIGA-NOS NO Google News