• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Lançamento do vídeo documentário sobre os 22 anos da Emei Tia Eva acontece hoje

Evento acontece às 14h nesta sexta-feira em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Sexta-feira, 18 Novembro de 2022 - 12:17 | Thays Schneider


Lançamento do vídeo documentário sobre os 22 anos da Emei Tia Eva acontece hoje
Desenhos preparados pelas crianças (Foto Luciano Muta)

No próximo dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra,  na Capital, a equipe pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Eva Maria de Jesus - Tia Eva preparou uma comemoração especial. Será lançado hoje às 14h o documentário sobre os 22 anos da EMEI Tia Eva, localizada na comunidade quilombola Eva Maria de Jesus.

Segundo a diretora da  Emei, Cleidevana Chagas, o documentário foi produzido durante um ano, e  conta a história da fundação da comunidade, e como se deu a origem da construção da unidade escolar  infantil.  Na tarde desta sexta-feira (18), todos da comunidade e demais convidados vão estar reunidos para prestigiar o lançamento, que terá, ainda, apresentação de pratos típicos, como baião de dois, caldo de cana, bolo de fubá e mandioca e doces. 

De acordo com a diretora, o trabalho realizado com os alunos, vai ao encontro da Lei 10.639 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de "história e cultura afro-brasileira" dentro das disciplinas, e também estabelece a data de 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. “Falar sobre a importância da data do dia 20 de novembro é resgatar a história da comunidade, e também é uma forma de manter viva a memória da Tia Eva para as futuras gerações, conscientizando os alunos desde cedo sobre a igualdade racial e importância das ações antirracistas”, afirma.   

O vídeo documentário que será lançado hoje contou com a parceria da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) por meio do Laboratório de Comunicação ( Labcom) bem como da Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

Emei Tia Eva completa 22 anos

Diretora do Emei Cleidevana Chagas-(Foto: Luciano Muta)
 

Para o evento foram confeccionados adereços a partir de desenhos feitos  pelos alunos da Emei Tia Eva,  que contam a história da matriarca da comunidade, desde a sua  chegada a Campo Grande, além de resgatar  a história e cultura local.
 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  documentario  emei-tia-eva