• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Jovens se conhecem e se realizam em projeto na Capital

Ação ajuda adolescentes a tomarem decisões e intervir de forma positiva na sociedade

Sexta-feira, 26 Agosto de 2022 - 08:00 | Redação


Jovens se conhecem e se realizam em projeto na Capital
Participantes do projeto (Foto: Bruno Carvalho/Divulgação)

Jovens, ativos e com vontade de progredir. Um projeto realizado em Campo Grande (MS) tem ajudado adolescentes a se conheceram melhor para interagir de maneira positiva com a sociedade. 

O projeto ´Quanto mais me conheço, mais realizo´ é da Fundação Manoel de Barros que integra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ação é voltada jovens campo-grandenses de baixa renda. São oferecidas atividades de transformação social, promoção de qualidade de vida, fortalecimento do vínculo familiar e do convívio social. 

O projeto almeja: contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade; promover o desenvolvimento de competências e habilidades que levem o jovem a buscar novas soluções para responder a diferentes desafios em sua vida pessoal e profissional e, realizar atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

 

Jovens se realizam em projeto na Capital
(Foto: Divulgação)

“Buscamos contribuir para elevar a empregabilidade; proporcionar encontros que ampliem o conhecimento e troca de experiências; aumentar a autoestima, satisfação, realização e bem-estar e; empoderar todos os participantes sobre a importância da inclusão social e do exercício da cidadania”, reforça Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.

As atividades do projeto começaram em maio e seguem até outubro. Neste período os participantes estão tendo acesso a cinco oficinas ministradas por especialistas: oficina de Direitos Humanos, oficina de Gestão Financeira, oficina de Marketing Pessoal, oficina de Gestão Jovem Empreendedor e oficina de Novas Tecnologias. Os encontros acontecem nas tardes de terça e quinta-feira e, o projeto conta com 35 participantes.

A participante Samily Carvalho, de 16 anos, conta que participar do projeto tem sido uma experiência única: “O aprendizado, o jeito de ensinar, o jeito de aprender, o jeito que a sua dúvida é ouvida, aqui você se sente realmente acolhido como se eles entendessem que você quer aprender, entendessem a sua necessidade de conhecimento, sua ânsia por conhecimento”. A jovem destaca também as aulas de Marketing Pessoal, nas quais aprendeu como se portar dentro de uma empresa, em um ambiente de trabalho.

Jovens se realizam em projeto na Capital
(Foto: Divulgação)

Também muito animado com os aprendizados que tem adquirido, o jovem Matheus de Azevedo, de 16 anos, tem achado o projeto ´o máximo´. Ele diz que os professores sempre buscam explicar os conteúdos de forma didática, priorizando o entendimento dos participantes. 

“As aulas de Direitos Humanos são muito ´massa´, informativas, aprendemos muito. Você sabe que toda terça e quinta (dias do projeto) vai aprender algo novo”, completa.

Inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, agora a Fundação Manoel de Barros faz parte do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, tendo certificação para receber destinação fiscal, doações, de empresas privadas e pessoas físicas.

Jovens se realizam em projeto na Capital
(Foto: Divulgação)

Fundação Manoel de Barros: instituída em 1998, a Fundação Manoel de Barros é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão contribuir com a promoção do desenvolvimento social, científico e tecnológico, por intermédio de parcerias, para construção de uma sociedade justa e igualitária. A FMB desenvolve projetos e ações com amor, respeito, ética, comprometimento, perseverança e solidariedade a fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade. 

Atua com o apoio do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Comper, Grupo Lavoro, Leroy Merlin, Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST), Uniderp e Vale. Mais informações em www.fmb.org.br/, pelo telefone (67) 3384-8042 ou pelas redes sociais; Facebook e Instagram.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News