• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Hospital Alfredo Abrãao lança campanha Outubro Rosa com exames de mamografias durante todo o mês

Com o apoio do Sesc Mulher e das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, os exames serão ofertados no HCAA entre os dias 2 e 31 de outubro

Terça-feira, 01 Outubro de 2024 - 10:58 | Ian Netto e Verônica Anchieta


Hospital Alfredo Abrãao lança campanha Outubro Rosa com exames de mamografias durante todo o mês
A cerimônia de lançamento contou a com a participação de autoridades e diretores do hospital (Imagem: Luciano Muta)

Aconteceu na manhã desta terça-feira (01) o lançamento da Campanha do Outubro Rosa de 2024. O evento foi realizado no Hospital Alfredo Abrão e contou com a participação de autoridades e diretores do hospital, referência no tratamento contra o câncer.

Entre as ações que serão realizadas durante o mês, o hospital disponibilizará exames de mamografia para ajudar na prevenção do câncer de mama, estimulando o diagnóstico precoce. Com o apoio do Sesc Mulher e das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, os exames serão ofertados no HCAA entre os dias 2 e 31 de outubro (exceto feriados). Serão distribuídas 60 senhas por dia, para mulheres entre 40 e 65 anos, de segunda a sexta-feira.

Para a presidente Sueli Lopes Mendes, o Outubro Rosa tem um papel fundamental na prevenção da doença que mais mata mulheres no Brasil e no mundo.

Hospital Alfredo Abrãao lança campanha Outubro Rosa com exames de mamografias durante todo o mês
Sueli Lopes Mendes, presidente do Hospital (Imagem: Luciano Muta)

"Lembrando que o câncer de mama é a neoplasia que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Então, por isso, a importância desse diagnóstico precoce. O diagnóstico precoce salva-vidas", afirmou Sueli durante a coletiva de lançamento da campanha.

O Hospital Alfredo Abrão é referência estadual no tratamento contra o câncer, sendo responsável pelo atendimento de pacientes de todo o estado. "O hospital atende 72% da oncologia do estado de Mato Grosso do Sul. Para você ter uma ideia, de cada 10 pacientes, 7 vêm para o hospital", contou a presidente.

Só este ano, o hospital já atendeu mais de 7 mil mulheres diagnosticadas com câncer de mama, atendendo em média 600 pessoas diariamente, com exames, consultas, quimioterapia, radioterapia, cirurgias e internações.

O médico-cirurgião oncológico Breno Matos Delfino afirma que uma das melhores formas de prevenir a doença é estar atento aos sintomas. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura é de mais de 90%.

Hospital Alfredo Abrãao lança campanha Outubro Rosa com exames de mamografias durante todo o mês
 Breno Matos Delfino, médico cirurgião (Imagem: Luciano Muta)

"Bom, primeiramente, é importante ressaltar que, em estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático. Então, nesses estágios iniciais, a mulher não tem essa percepção. Nos estágios intermediários ou avançados, ela consegue sentir nódulos, lesões, ter descarga papilar, que é uma secreção da mama, e sentir alterações de coloração ou textura da pele. Isso já ocorre em estágios mais avançados. A importância de fazer o diagnóstico precoce é justamente detectar o câncer antes que a mulher apresente qualquer sintoma", relatou o cirurgião.

Raimundinha Oliveira de Souza Silva, de Sidrolândia, há um ano e sete meses trava uma luta contra o câncer. Ela conta que desconfiou da doença após realizar um autoexame em casa e sentir a presença de um caroço na região da mama. Além do caroço, outros sintomas apareceram ao longo do tempo, até que Raimundinha buscou ajuda.

Hospital Alfredo Abrãao lança campanha Outubro Rosa com exames de mamografias durante todo o mês
Raimundinha Oliveira, paciente oncológica (Imagem: Luciano Muta) 

"Eu ia para o trabalho, aquele cansaço, que já era o cansaço oncológico, né? Aí foi quando eu fui, tanto que quando cheguei no Hospital do Amor", contou Raimundinha.

Após o diagnóstico, foram longos meses de idas e vindas de Sidrolândia para Campo Grande para realizar o tratamento, até que Raimundinha fosse curada do câncer. "O Hospital do Amor me encaminhou para cá, e fui super bem recebida, graças a Deus. Gosto muito daqui, tanto que eu falo que já é uma segunda casa. Tô curada, graças a Deus! Fiz 12 sessões de quimioterapia, 12 brancas e 4 vermelhas, totalizando 16, mais 5 sessões de radioterapia. Tô curada, graças a Deus."

Após enfrentar a doença, Raimundinha deixa um recado para todas as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde. “Se cuide, se toque, não deixe pra depois. Eu sempre gosto de dizer: viva o hoje como se não houvesse amanhã. Você pensa 'ah, eu vou morrer hoje', e aí vai adiando, adiando... Não. Muitas vezes, o que mata não é a doença, é o psicológico. Você fica pensando 'eu vou morrer, eu vou morrer', e aí chega em casa, olha para um lado, olha para o outro, vê tudo, aí se deita no sofá e se entrega para a doença, entende? Por isso, viva! Viva hoje, viva o Outubro”.

 

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  vitimas  tratamento  cancer  outubro-rosa