• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Horta da Esperança doa 300 kg de hortaliças para escola e beneficia 150 famílias

Projeto no Centro Penal da Gameleira já produziu mais de 47 toneladas de alimentos

Segunda-feira, 07 Outubro de 2024 - 15:35 | Redação


Horta da Esperança doa 300 kg de hortaliças para escola e beneficia 150 famílias
(Foto: Reprodução TJMS)

A Horta da Esperança, localizada no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, comemorou quase um ano de atividades com a doação de 300 kg de hortaliças para a Escola Estadual Prof. Silvio Oliveira dos Santos, beneficiando cerca de 150 famílias. A doação incluiu aproximadamente 700 pés de verduras como alface, cebolinha, salsa, couve e acelga, que foram distribuídos aos alunos da escola.

O projeto, idealizado pelo juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal de Campo Grande, foi iniciado em outubro de 2023 e envolve 10 internos no cultivo de hortaliças, legumes e frutas em uma área de três hectares. A iniciativa tem dupla finalidade: promover a ressocialização dos presos e apoiar comunidades locais com doações e venda de parte da produção.

Leandro Colombo Pedrini, diretor da escola, ressaltou o impacto positivo das doações na alimentação e na conscientização dos alunos sobre a importância de uma dieta saudável. A estudante Rayssa Vieira, de 15 anos, elogiou o projeto por sua relevância tanto para a saúde quanto para o senso de união que ele promove.

A Horta da Esperança já doou mais de 7 toneladas de alimentos para 15 escolas públicas através do projeto Revitalizando a Educação com Liberdade, e produziu mais de 47 toneladas de alimentos desde sua criação. Além de contribuir para a alimentação de famílias carentes, o projeto oferece remuneração e remissão de pena para os internos envolvidos, além de proporcionar a eles uma nova profissão.

Adiel Rodrigues Barbosa, diretor do Centro Penal, destacou que o projeto é uma parceria entre diversas instituições, como o Tribunal de Justiça, a Agepen/MS e a Famasul, que oferece capacitação técnica através do Senar. Toda a estrutura da horta foi financiada com recursos obtidos por meio de desconto de 10% do salário dos presos que trabalham na capital.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  penal  doacoes  escolas  hortalicas