Geral
Horário ampliado nas unidades de saúde
Quarta-feira, 02 Janeiro de 2019 - 14:37 | Redação
A prefeitura de Campo Grande anunciou nesta quarta-feira, dia 2 de janeiro, mudanças nos horários de atendimento em unidades de saúde da rede pública. Três unidades de cada distrito, mais a UBS 26 de Agosto (Central) passarão a funcionar com horário estendido. Está prevista ainda a realização de concurso público para contratação de pessoal na área da saúde com 500 a 800 vagas somente para médicos.
As mudanças no horário de atendimento começam na segunda quinzena de janeiro, quando três unidades de saúde de cada distrito urbano passarão a funcionar em horário estendido, de 06h às 18h ou de 07h às 19h (ininterrupto) dependendo da unidade.
Neste momento serão 19 unidades: UBSF Jardim Noroeste, Vila Carvalho, Los Angeles, Iracy Coelho, jardim Botafogo, Dona Neta, Ana Maria do Couto, Albino Coimbra, Serradinho, Vila Fernanda, Tarumã, São Conrado, Portal Caiobá, Vila Nasser, Estrela do Sul, São Francisco, Nova Bahia, Estrela Dalva e UBS 26 de agosto.
Além do horário estendido em unidades de saúde, foi anunciado também que quatro novas clínicas da família e outras cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) devem ser inauguradas neste ano.
No último ano, a capital sul-mato-grossense teve um saldo de 30% para 60% na cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que o município atribui ao planejamento e investimento na atenção primária.
Dentro do planejamento de expansão para o ano de 2019 estão previstas a conclusão e entrega de cinco novas UBSFs nos bairros: Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Aero Rancho – Granja e Jardim Presidente.
A reforma das unidades Santa Carmélia, Itamaracá, Maria Aparecida Pedrossian (MAPE), Iracy Coelho, Serradinho, Vila Nasser, Marabá, Aero Rancho, Coophavilla, Cohab e Jardim Noroeste e a ampliação das UBSFs Mato do Jacinto, José Abrão, Bonança, Silvia Regina e Cidade Morena também estão no planejamento.
Clínica da Família - Conforme o secretário de Saúde Marcelo Vilela, em 2019 quatro regiões de Campo Grande devem ser unidades certificadas como Clínica da Família.
O processo de transformação de adequação de fluxo de trabalho, a exemplo do que aconteceu na UBSF Nova Lima, onde hoje funciona a primeira Clínica da Família, já foi iniciado na UBSF Portal Caiobá e a previsão é de que até o fim de janeiro a unidade se torne uma Clínica da Família.
“Dentro do nosso planejamento nós iremos entregar as quatro clínicas em 2019 e até 2020 as sete regiões urbanas de Campo Grande terão uma unidade modelo”, diz.
(Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Campo Grande)
Últimas Notícias
- Clima - 07:21 Quarta-feira segue com previsão de chuva na Capital
- Charge - 07:11 Morro turístico de MS pode ganhar teleférico para atrair visitantes
- Segurança - 07:00 Pipas cortaram energia de milhares em MS
- Investigação - 18:38 Após lucrar R$ 2 milhões com golpes, suspeito tem caminhão apreendido no interior de MS
- Economia - 18:15 Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira
- Fronteira - 17:50 Corpos de irmãos são encontrados na Linha Internacional
- Duplo Homicídio - 17:30 Veterinário e peão são mortos a facadas após discussão em fazenda
- Operação Cooptatus - 17:13 PF combate descaminho e associação criminosa em MS
- Estágio - 16:50 Comarca de Bonito abre inscrições para estágio remunerado em Direito
- Justiça - 16:32 Tatuador atacado com soda pela ex-mulher pede ajuda da população