Geral
Histórica e abandonada, Praça do Papa vira endereço de transtornos
Inaugurada em 2007, a praça ja recebeu o Papa João Paulo II que celebrou uma missa campal em 1991
Segunda-feira, 18 Março de 2024 - 17:17 | Ian Netto

Localizada no bairro Vila Sobrinho, a Praça do Papa é um monumento histórico da Capital. Inaugurada em 2007, no local onde o Papa João Paulo II realizou uma missa campal em 1991, atualmente está abandonada.
Utilizada durante o período de carnaval, moradores relatam que a praça não recebe manutenção após as festividades. No memorial criado para homenagear os papas, das quase 180 placas instaladas no local, somente 96 restaram; as demais foram furtadas por moradores de rua e usuários de drogas. É o que diz um dos moradores do bairro, que preferiu não se identificar. Em entrevista com a equipe do Diário Digital, ele relatou os problemas que a praça tem enfrentado.
"Eles só lembram que aqui existe quando se aproxima o carnaval. Pintaram as faixas, colocaram a placa de pare, o semáforo ficou bastante tempo sem funcionar também, então só foram arrumar no final do ano passado", afirmou o morador que reside no bairro há mais de oito anos.
Além das festividades de carnaval, o local é utilizado para feirões automotivos e outros eventos autorizados pela prefeitura. O espaço conta com 875 metros quadrados, equivalente a sete campos de futebol, de acordo com as medidas oficiais da FIFA.
Delmo Silva Araújo, morador do bairro há 20 anos, afirma que, devido ao abandono, a praça deixa os moradores da região inseguros devido aos assaltos que ocorrem.
"Devido a ver bastantes moradores e pessoas que andam a pé e fazem exercício na região, é comum assaltos, principalmente quando havia o presídio semiaberto na região. Havia muitos assaltos a pedestres, à mão armada, não é? Agora, com o presídio tendo sido fechado, houve uma diminuição, mas mesmo assim, por falta de iluminação e de constância na presença das autoridades de segurança pública, fica a desejar a segurança e acabam ocorrendo delitos como assaltos e furtos."
Para Delmo Silva Araújo, mesmo com as más condições, a população ainda utiliza a praça, pois é um espaço bom que, se houvesse mais cuidados, seria de mais utilidade.
"A praça, mesmo sem as condições ideais, é utilizada diariamente pelos moradores da região. A região é bastante populosa, Santa Mara, Vila Alba, Vila Sobrinho, Residencial Flamingos, que é ao lado, possui uma população idosa imensa. Mesmo não estando em condições ideais, ela é utilizada para caminhadas, passar o final de tarde, tomar um tereré ao ar livre. Então a praça é bem utilizada mesmo não tendo condições ideais. Se tivesse mais atividades para fazer, seria muito mais utilizada", afirma Delmo.
A população tem buscado melhorias há um bom tempo. Em grupos de aplicativos de mensagens, moradores relatam que já procuraram as autoridades, mas nada foi feito. Eles esperam que, com a revitalização da praça, o local volte a ser um patrimônio.
Confira a galeria de imagens:
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste