Geral
Governo abre consulta sobre plano para resíduos orgânicos urbanos
Contribuições podem ser feitas até 31 de Março
Sábado, 15 Fevereiro de 2025 - 11:38 | Agência Brasil
![Governo abre consulta sobre plano para resíduos orgânicos urbanos](https://cdn.diariodigital.com.br/uploads/noticias2/2025/02/14/2025-02-14-15-12-54.jpg)
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abriu uma consulta pública sobre o Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Orgânicos Urbanos (Planaro), que tem por objetivo reduzir o desperdício de alimentos e qualificar a destinação dos descartes de origem animal ou vegetal nos centros urbanos do país. A população pode contribuir até o dia 31 de março, por meio da plataforma Participa + Brasil.
De acordo com o MMA, a participação social contribuirá “para a eliminação dos lixões, a redução das emissões de metano, a transição energética pelo aproveitamento energético do biogás e o fomento à agricultura urbana e periurbana, além de promover a inclusão socioprodutiva das organizações de catadoras e catadores de materiais recicláveis na geração de benefícios à biodiversidade e ao controle de doenças e zoonoses.”
Dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) apontam que um terço da humanidade enfrentou insegurança alimentar em 2022, e em termos de desperdício, 1 bilhão de refeições por dia foram descartadas no mesmo ano em todo o mundo.
De acordo com um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, aproximadamente 45% dos resíduos sólidos urbanos são orgânicos, principalmente restos de alimentos e jardinagem. A destinação inadequada desses resíduos é a segunda maior fonte de emissões de metano do país, segundo dados de 2024 do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
Diante desses desafios, o MMA desenvolveu o Planaro em parceria com o Pnuma, o Instituto Pólis e a Waste and Resources Action Programme (WRAP).
O documento reúne diretrizes, estratégias, propostas de ação e monitoramento, além de trazer uma estimativa de investimentos de R$ 10,3 bilhões em novas infraestruturas até 2050, além de R$ 6,2 bilhões para despesas de operação ao ano, no longo prazo
Últimas Notícias
- Câmara de Vereadores - 19:00 Câmara Municipal aprova criação de leitos separados para mães de natimorto
- Música - 18:35 Audições para o coral infantojuvenil do Sesc MS estão abertas
- Segurança Pública - 18:28 Delegadas seguem na Deam em atendimento normal, afirma Sejusp
- Conscientização - 18:06 Blocos de Campo Grande no Carnaval apoiam a campanha Todos por Elas
- Crise - 17:50 Servidores divulgam carta de apoio às delegadas da Delegacia da Mulher
- Planejamento Urbano - 17:31 Planurb recebe sugestões para Estudo de Impacto de Vizinhança no Vilas Boas
- Campo Grande - 17:00 Sindjor-MS denuncia impedimento de jornalistas na Casa da Mulher
- Educação - 16:52 Baixa escolaridade é fator de risco para declínio cognitivo no Brasil
- Rota Bioceânica - 16:24 Seminário Internacional da Rota Bioceânica em Campo Grande
- Polícia - 16:00 Delegadas renunciam aos cargos na Delegacia da Mulher