Geral
Fundação Manoel de Barros lança concurso de redação para estudantes
Alunos farão redações sobre os desafios para a preservação do bioma Pantanal
Quarta-feira, 19 Julho de 2023 - 17:39 | Redação

Um ´passeio´ pelas palavras, pelos poemas, pelas obras de Manoel de Barros pode levar alunos da rede pública de ensino ao sonho da graduação. A Fundação Manoel de Barros (FMB), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), Grupo Companhia das Letras e Uniderp, lança nesta semana o ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´, que premiará alunos do terceiro ano do Ensino Médio, da rede pública de ensino, com bolsas de estudos em universidade.
Para a Fundação Manoel de Barros a Educação é um mecanismo de transformação e mobilidade social, para se construir uma sociedade mais justa e igualitária. Assim, o Concurso busca incentivar a leitura, a escrita e a prática do ensino em um concurso real com as competências do Enem e; oportunizar o acesso dos jovens ao Ensino Superior. “Coisas boas acontecem aqui na Fundação Manoel de Barros e nós queremos estender aos jovens por meio do ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´!”, realça Marcos Henrique Marques, diretor da FMB.
O Concurso será voltado para estudantes do último ano do Ensino Médio, regularmente matriculados nas escolas públicas de Campo Grande, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos. Para participar, os jovens deverão escrever um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, sobre o tema ´Desafios para a preservação do bioma Pantanal: responsabilidade local e nacional pela busca da sustentabilidade´. A redação seguirá o modelo da prova do Enem.

A aplicação da redação será realizada pelas escolas públicas, no período de aula, entre 14 de Agosto e 13 de Setembro de 2023; cada escola irá definir o melhor dia para a aplicação, conforme calendário escolar. Depois, a Comissão Organizadora da Fundação Manoel de Barros corrigirá e selecionará, até 10 de outubro, as 40 melhores redações.
Por fim, a Comissão Julgadora (composta por professores formados em Letras da Uniderp e da comunidade, representantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e da Secretaria de Estado de Educação), selecionará entre as 40 redações, as 10 melhores. A grande premiação será em 20 de outubro, Dia do Poeta, com a participação dos 40 alunos autores selecionados.
Ensino superior - Os estudantes classificados do 1º ao 3º lugar receberão bolsas de estudos na modalidade presencial na Uniderp, sendo bolsa de 100% para o primeiro colocado, 70% para o segundo e 50% para o terceiro.

Os vencedores poderão escolher entre os cursos de graduação que estão relacionados no Regulamento do Concurso, entre eles estão os cursos de Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, entre outros. O professor do aluno que conquistar o primeiro lugar também será premiado, ele receberá uma bolsa de estudos de 100% na modalidade EAD de pós-graduação Lato Sensu.
Mais informações sobre o ´7º Concurso de Redação – Um Passeio com Manoel´ pelo site www.fmb.org.br (regulamento) ou pelo telefone (67) 98166-0166.
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste