• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Fotógrafo do DD leva 3º lugar em prêmio nacional de educação

Fotografia de Luciano Muta é a única fora do eixo Rio-São Paulo a ser premiada

Terça-feira, 19 Abril de 2022 - 12:15 | victoria oliveira


Fotógrafo do DD leva 3º lugar em prêmio nacional de educação
Luciano Muta recebeu prêmio em Brasília - (Foto: Reprodução/Youtube/Consed)

O fotógrafo do Diário Digital, Luciano Muta conquistou o terceiro lugar no Prêmio Paulo Freire de Jornalismo 2021/2022. A premiação é nacional e atraiu inscrições de veículos de todo País. A fotografia publicada no Diário Digital é a única fora do eixo São Paulo-Rio de Janeiro a ser premiada.

Muta concorreu na categoria 'Fotojornalismo' com Tiago Queiroz, do Estadão, e Lucas Landau, do Uol. Para o fotógrafo do DD, a colocação foi inesperada. "Juro que não esperava ser finalista. Concorri com feras do jornalismo e da fotografia. Achei justo ter sido o terceiro lugar e me senti honrado por representar nosso MS lá", contou Luciano.

A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (18), em Brasília. Muta relata que vai levar a experiência para vida. "Conheci muita gente do Estadão, Reuters, El Pais, pessoas de peso. Vi neles uma simplicidade como se fosse o nosso dia-a-dia na redação. Uma experiência que vou levar pra minha vida", declara.

Fotografia premiada - A imagem ganhadora retrata o dia-a-dia do estudante Matheus Spínola Walber, de 15 anos, com as aulas remotas (ao centro). O jovem possui autismo em grau leve e teve a rotina modificada com a pandemia. O irmão gêmeo do adolescente, Tiago, também convive com autismo, porém, em grau três.

A história completa dos meninos foi contada na reportagem ‘Adaptação e criatividade: a educação especial em tempos de pandemia’ publicada em 9 de Janeiro pelo Diário Digital. A matéria de Ana Rita Chagas, Thays Schinneider e Victória Oliveira mostra que o ensino remoto estimulou a participação efetiva da família durante as atividades dos alunos.

Prêmio Paulo Freire de Jornalismo - O Prêmio atraiu inscrições de veículos de todo País. Foram premiados trabalho de seis categorias: Jornalismo impresso; Radiojornalismo; Telejornalismo; Webjornalismo; Fotojornalismos e Mídias digitais.

O prêmio foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A cerimônia foi realizada às 20h, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do CONSED no Youtube. Assista a premiação aqui.

SIGA-NOS NO Google News