• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Exposição na Capital homenageia a onça-pintada

Artista plástica reúne suas icônicas obras que retratam as feras pantaneiras

Quarta-feira, 14 Dezembro de 2022 - 13:12 | Redação


Exposição na Capital homenageia a onça-pintada
(Foto: Divulgação)

As onças-pintadas, um dos símbolos do Pantanal, despertam, ao mesmo tempo, admiração e medo. Conhecidas no mundo inteiro por sua beleza icônica, elas sempre chamaram atenção da artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa, que desde 1991 é reconhecida em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo pelos retratos diversos que faz tendo as onças como protagonistas. Após pedidos do público e convite da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), ela reuniu 16 dessas obras na exposição “Onça Por Todos os Cantos II”, que será aberta ao público nesta sexta-feira (16), às 19h30, na Galeria de Vidro.

A primeira mostra “Onça Por Todos os Cantos” foi realizada há quase 15 anos e, desde então, Lúcia não fez mais exposições dedicadas ao felino pantaneiro, apesar de continuar produzindo regularmente obras que têm as onças-pintadas como tema, utilizando a técnica do pastel seco. “Quando eu fiz, ano passado, uma retrospectiva na Galeria de Vidro, várias pessoas me perguntaram porque só tinha uma obra de onça. Então, passei dessa época até hoje fazendo novos trabalhos e também reunindo alguns de acervo. A exposição tem quadros inéditos, com cinco trabalhos feitos no ano de 2022, e várias peças icônicas produzidas desde a década de 90”, resume a autora da exposição, que tem 45 anos de experiência na área artística. 

Lúcia conta que tem onças espalhadas por todo o País e também no exterior, em países como Estados Unidos, França, Suíça, Paraguai e Japão. Cada obra faz um retrato único desse animal, focando na pelagem, no olhar, no rosto e até em expressões mais abstratas. “Minhas onças não são só do Pantanal, mas do mundo. Sou apaixonada pela pelagem da onça e pelo seu olhar profundo e intrigante. Além disso, eu sou daqui de Mato Grosso do Sul, tive minha infância em uma fazenda, vi os absurdos da caça da onça e vi com alegria as leis brasileiras evoluírem para proteger esse felino, que é topo de cadeia e é da maior importância para o bioma pantaneiro”, explica a artista.

Exposição na Capital homenageia a onça-pintada
(Foto: Divulgação)

Neste ano, a onça “virou moda” e caiu nas graças do Brasil todo com a exibição do remake da novela “Pantanal”. Para Lúcia, essa atenção toda é muito benéfica para que o ser humano aprenda a preservar cada vez mais o meio ambiente e também animais como a onça-pintada. “Tem onça para todos os gostos, ou melhor, onça por todos os cantos”, brinca, fazendo alusão ao nome da exposição. “Todos os meus encontros com onças me marcaram muito. A beleza e o perigo que ela representa, essas duas coisas antagônicas em um mesmo ser. Acho que vou continuar retratando a onça-pintada ainda por muitos anos, porque é inesgotável o que ela traz para mim”, finaliza.

Serviço - A exposição “Onça Por Todos os Cantos II” será inaugurada nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 19h30, na Galeria de Vidro, com entrada gratuita. A mostra foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), em parceria com a artista Lúcia Martins Coelho Barbosa. As visitações na Galeria de Vidro, dentro da Esplanada Ferroviária, seguem abertas até 27 de dezembro, das 7h às 20h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 7h às 12h e das 14h às 19h, na Av. Calógeras nº 3.015 – Centro.

Exposição na Capital homenageia a onça-pintada
(Foto: Divulgação)

SIGA-NOS NO Google News