• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Exposição de relíquias históricas celebra aniversário de Campo Grande

Mostra no Pátio Central Shopping é verdadeiro deleite para quem gosta de viajar no tempo

Segunda-feira, 26 Agosto de 2024 - 08:30 | Redação


Exposição de relíquias históricas celebra aniversário de Campo Grande
Professor Dirceu Maurício mostra as primeiras máquinas usadas em pesquisas com povos indígenas (Foto: Luiz Alberto)

Está aberta à população uma nova e interessante exposição de objetos variados que celebra o rico patrimônio cultural de Campo Grande (MS). A mostra  'Pátio’S: Lugar de Encontros no Tempo' está montada no Pátio Central Shopping, bem no Centro da Capital, em parceria com o Museu das Culturas Dom Bosco e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A exposição segue uma linha temporal exibindo relíquias do Museu Dom Bosco, tais como as primeiras máquinas fotográficas e câmeras de vídeo usadas pelos padres salesianos para trabalhos de pesquisas feitas com os povos indígenas da região, ainda na época do Mato Grosso Uno. Negativos das máquinas também estão expostos.

"Essa exposição celebra os 125 anos de Campo Grande e os 130 anos da presença dos salesianos no Centro-Oeste brasileiro. A localização dessa mostra no Pátio Central que fica bem no Centro da Capital é muito significativa para a história salesiana. Pouca gente sabe, mas ruas importantes do Centro da Capital levam nomes de salesianos como Padre João Crippa e Dom Aquino", explica o professor da UCDB e diretor do Museu Dom Bosco Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen, um dos organizadores da mostra.

Exposição de relíquias históricas celebra aniversário de Campo Grande
Exposição no Pátio Central (Foto: Luiz Alberto)

A presença indígena é destaque na exposição. Adornos e objetos, tais como bracelete, flauta e diadema, usados por povos originários, podem ser apreciados no local.  A mostra homenageia também o bioma Cerrado. Dez animais taxidermizados estão expostos.

A pré-história ou idade da pedra também está presente. Pontas de flechas, machados de pedra e potes de cerâmica rementem a este passado. "Esses objetos mostram que há mais de seis mil anos já tinha gente vivendo em Campo Grande, ou seja, muito anos do fundador José Antônio Pereira chegar por aqui", detalha o professor.

Exposição de relíquias históricas celebra aniversário de Campo Grande
Animais taxidermizados estão expostos (Foto: Luiz Alberto)

Outro deleite para quem gosta de viajar no tempo é a presença da Corumbella werneri, mais uma relíquia de grande relevância histórica e científica do Museu Dom Bosco. Trata-se de organismo pluricelular considerado um dos pioneiros na evolução da vida no planeta. Seu nome se dá graças à cidade na qual o primeiro registro de sua existência foi descoberto: Corumbá, em MS.

Desta forma, o significado literal de seu nome é “A Bela de Corumbá”. Segundo o catálogo do Museu, a Corumbella pode ter sido um dos primeiros animais capazes de sintetizar partes duras em um contexto em que predadores ativos ainda estavam se estabelecendo. Ou seja, antes dela, somente seres com unicelulares como algas e bactérias habitavam a terra. Este simpático predador era habitante dos fundos marinhos, se mantendo ancorado ao “chão”.

Exposição de relíquias históricas celebra aniversário de Campo Grande
Corumbella werneri, organismo pluricelular considerado um dos pioneiros na evolução da vida no planeta (Foto: Luiz Alberto)

Ao lado da Corumbella, estão ainda outros vestígios importantes de eras geológicas como fósseis antigos e madeira fossilizada, por exemplo.

Conforme o professor, a exposição busca não apenas celebrar a história da cidade e região, mas também promover o acesso à cultura e à inclusão, refletindo sobre a importância dos museus como espaços acessíveis a todos.

"Em Setembro, começa um evento nacional chamado de Primavera dos Museus. Queremos estar muito bem inseridos nele e em seus propósitos. Neste ano, o tema é acessibilidade. Por isso, vamos aperfeiçoar a mostra aqui no Pátio Central inserindo legendas em Braille, QR Code e ainda Libras em formato digital", antecipa o professor Van Lonkhuijzen.

Exposição de relíquias históricas celebra aniversário de Campo Grande
(Foto: Luiz Alberto)

Exposição -  A Exposição  'Pátio’S: Lugar de Encontros no Tempo' é realizada no piso térreo do Pátio Central Shopping e seguirá aberta até 30 de Setembro de 2024. O horário de visitação é das 9h às 17h, de segunda-feira a sábado. A entrada é gratuita e livre para pessoas de qualquer idade.

Pátio Central - O Pátio Central Shopping fica localizado na rua Marechal Rondon, n° 1380, Centro, com acessos pelas ruas Dom Aquino e 14 de Julho. O estabelecimento fica aberto de segunda a sábado das 8h às 20h. O WhatsApp para mais informações é o (67) 99253-2418.

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News