• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Escolas recebem treinamento do Bope para situações emergencias

Intenção é capacitar profissionais de todas as escolas do Estado de forma progressiva

Quarta-feira, 19 Abril de 2023 - 17:56 | Redação


Escolas recebem treinamento do Bope para situações emergencias
(Fotos: Luciana Brazil/Sejusp)

Está em andamento uma capacitação feita Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Bope, nas escolas públicas e particulares de Mato Grosso do Sul. Os policiais estão treinando os  profissionais dos estabelecimentos de ensino  para situações emergenciais que demandem condutas específicas de segurança no ambiente escolar.

O trabalho começou na sexta-feira passada, dia 14, e até agora foram visitadas seis escolas entre particulares, estaduais e municipais. Serão dois dias de treinamento no Bope. Todas as escolas do Estado serão atendidas de forma progressiva.

O treinando de funcionários feito pelo Bope está entre as ações estratégicas do Plano de Gestão de Risco e Segurança nas unidades educacionais, desenvolvido pelo Governo do Estado. Policiais Militares também receberão treinamento destinado à prevenção, interrupção, mitigação e resposta às ocorrências de crises policiais em unidades de ensino.

Inicialmente, policiais visitam as unidades escolares para detectarem nos espaços físicos se existe possibilidade de melhoria na segurança predial. Tendo sido realizada a averiguação dos espaços, na semana seguinte começa o treinamento para os funcionários das escolas.  Todas as unidades serão atendidas deforma progressiva.

Escolas recebem treinamento do Bope para situações emergencias
(Fotos: Luciana Brazil/Sejusp)

O tenente- coronel do Bope, Roberson Souza, chefe da Enep (Equipe de Negociação Policial), explicou que as escolas irão selecionar alguns profissionais e este irão replicar aos demais o que será apendido na formação.  "Vamos abordar diversos temas, entre eles, evacuação, segurança predial, contato de emergência, identificação de possíveis potenciais de violência, controle de acesso,  além de tirar duvidas", explicou o tenente-coronel do Bope, Roberson Souza, chefe da equipe de negociação policial.

A vigilância e o acompanhamento das escolas já são realizados pelas forças de segurança e por outras entidades. No entanto, durante um determinado período diversos órgãos da estrutura de segurança pública e educação (município, estado e união) estarão de prontidão no Centro Integrado de Comando e Controle  (CICC), que vai funcionar 24h junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  escolas  seguranca  capacitacao  bope