• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Entrega de casas põe fim a anos de luta das famílias da antiga comunidade Cidade de Deus

Moradores da antiga comunidade recebem casa própria apta para chamarem de lar

Sábado, 08 Julho de 2023 - 13:12 | Victória Bissaco e Thays Schneider


Entrega de casas põe fim a anos de luta das famílias da antiga comunidade Cidade de Deus
Doméstica Suzeleide Queiruza (Foto Bruno Barros)

A entrega das últimas unidades habitacionais nos bairros José Teruel Filho e Jardim Canguru, em Campo Grande (MS), ocorrida na manhã deste sábado, 08 de julho, põe fim a um capítulo emblemático para as famílias da antiga ocupação irregular “Cidade de Deus”.

As famílias que foram contempladas com a residência desembolsam cerca de R$ 160 mensais, divididos em 300 prestações, para garantirem a casa própria. A felicidade hoje toma conta da doméstica Suzeleide Queiruza. Após anos de espera, conquistou um lar no Jardim Canguru. “Muito feliz. Moro há 10 anos de aluguel com minha neta e meu filho. A sensação de não precisar mais pagar aluguel é muito boa”, definiu.

As famílias da ex-comunidade Cidade de Deus, ocupação iniciada nos anos 2000 na região do Dom Antônio Barbosa, desde 2016 viviam em casas improvisadas aos fundos dos lotes. Foram anos de luta para, finalmente, conquistarem a dignidade de uma moradia apta a chamarem, de fato, de lar. As residências entregues hoje foram construídas especialmente para atender essa população.

O diretor-adjunto da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf), Cláudio Marques relembra os impasses para efetivação da obra de construção dos habitacionais. “Foi muito difícil a gente conseguir avançar com a obra. Primeiro porque faltava recursos, segundo porque tinha um convênio com outra ONG que desviava recursos da obra. Também mobilizar 328 famílias. Foi um grande desafio”, pontuou.

Neste sábado, as últimas famílias removidas para a casa própria recebem as chaves e podem começar as mudanças ainda hoje. O diretor-adjunto da Amhasf explica que os servidores da Agência ficarão cerca de dois meses no monitoramento das residências, para caso de reparos ou outros problemas que possam vir a surgir. “Hoje, concluir com as entregas, é um dever cumprido, porque essa é nossa função ali dentro. Trabalhamos todos os dias para buscar alternativas na habitação social […] de fato agora as famílias podem dormir com mais tranquilidade sabendo que ali é o ‘cantinho’ delas”, comemorou.

Na última remessa das unidades habitacionais, são entregues 11 casas no José Terual Filho e nove no Jardim Canguru. As unidades foram construídas e readequadas pela Prefeitura de Campo Grande, totalizando 328 moradias finalizadas nas quatro áreas de reassentamento.

O diretor-adjunto Cláudio Marques ressalta que o Executivo Municipal trabalha, ainda, em quatro projetos do Programa do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” selecionados ano passado (2022) para serem assinados. “Expectativa de mais 500 unidades a serem entregues pelo programa, fora outros programas que trabalhamos dentro da Prefeitura, como a regularização da Homex, com 1.500 famílias. No próximo mês, de aniversário da cidade, vamos entregar o Samambaia, uma ocupação também que não tinha solução, numa área particular”.

Até o final de 2024, a Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) espera atender mais de 2 mil famílias com benefícios de moradias sociais na Capital.

SIGA-NOS NO Google News