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Empresários da Capital acreditam em aumento nas vendas de Natal em 2024

Pesquisa da ACICG aponta otimismo, com 82% dos comerciantes projetando crescimento no período natalino

Sábado, 14 Dezembro de 2024 - 13:33 | Redação


Empresários da Capital acreditam em aumento nas vendas de Natal em 2024
(Foto: Luiz Alberto)

A Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) realizou uma pesquisa com 103 empresários sobre as expectativas para o período natalino de 2024. O levantamento mostrou que 82% dos entrevistados esperam crescimento nas vendas em relação ao ano anterior, enquanto 14% preveem estabilidade e 4% projetam queda.

Entre os que aguardam crescimento, 34% estimam aumento entre 11% e 20%, 32% esperam alta de até 10% e 16% projetam crescimento de 21% a 50%. Nenhum participante previu aumento superior a 50%.

“O Natal é uma das épocas mais importantes para o comércio, e ver a maioria dos empresários otimista é animador. Este período é essencial para aquecer as vendas e fortalecer o relacionamento com os consumidores”, destacou Renato Paniago, presidente da ACICG.

Liquidações - Quanto ao valor médio das compras, 51% dos empresários esperam tickets entre R$ 101,00 e R$ 200,00, enquanto 33% acreditam em valores entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Apenas 3% preveem tickets abaixo de R$ 50,00, e 13% estimam gastos acima de R$ 200,00 por cliente.

Após o Natal, 79% dos entrevistados planejam realizar liquidações, estratégia considerada importante para manter o fluxo de vendas no início de 2025. Apesar disso, 65% acreditam que o Natal continuará sendo o principal período de faturamento do comércio.

“As liquidações pós-Natal reforçam o compromisso dos lojistas em atrair clientes e renovar estoques, aproveitando cada oportunidade do mercado”, comentou Paniago.

Setores de destaque - O segmento de vestuário lidera as expectativas, representando 42% dos participantes da pesquisa. Eletrônicos e brinquedos vêm em seguida, com 23% e 15%, respectivamente. Outros setores como calçados, perfumaria, joias e serviços somam 20% dos respondentes.

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