Geral
Em MS, 74 mil receberão a restituição do Imposto de Renda
Consulta ao segundo lote da Retistuição estará disponível a partir das 09h
Sexta-feira, 23 Junho de 2023 - 08:26 | Victória Bissaco

A partir das 09h do horário local, os sul-mato-grossenses contribuintes do Imposto de Renda poderão consultar o segundo dos cinco lotes da restituição do imposto. Nesta segunda remessa, 74 mil residentes do Estado acertam as contas com o Leão da Receita Federal. Ao todo, o valor restituído neste lote ultrapassa R$ 104 mil.
Em Mato Grosso do Sul, foram 596.568 declarações do Imposto de Renda entregues até 31 de maio. Nos primeiros lotes, os contribuintes que receberão a restituição são grupos que possuem prioridade, como idosos, Pessoas com Deficiência (PcDs) física, mental ou moléstia grave e profissionais cuja renda seja o magistério, isto é, professores.
Segundo informações do Governo Federal, a maior parte informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. O primeiro lote de restituição já foi entregue a mais de 53.700 contribuintes de Mato Grosso do Sul.
Como consultar -A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Últimas Notícias
- Internacional - 19:01 Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Tráfico de Drogas - 18:50 Jovem é preso com skunk e haxixe que seriam entregues em Campo Grande
- Saúde Pública - 18:30 Prefeita anuncia contratação de médicos e orienta população sobre UPAs
- Amambai - 18:10 Jovem mata pitbull a facadas após animal atacar cachorro de estimação
- Dourados - 17:50 Justiça mantém prisão de mulher que deixou 3 mortos após incêndio
- Detran - 17:33 Licenciamento 2025 do Detran-MS começou em 1º de Abril
- Poder Legislativo - 17:12 Câmara recebe Feira Coletiva e Feira Indígena nesta quinta-feira
- Três Lagoas - 16:50 Operação contra furto e receptação de fios apreende meia tonelada de cobre
- Terenos - 16:33 PRF apreende 452 kg de cocaína em caminhão carregado de minério de ferro
- Acidente de Trânsito - 16:10 Motorista sobrevive à colisão violenta em poste