• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Em meio a protestos, Santa Casa de Campo Grande retorna cirurgias e mais serviços

Profissionais alegam atraso no pagamento de julho e Santa Casa afirma "questões burocráticas"

Terça-feira, 09 Agosto de 2022 - 09:51 | Victória de Oliveira e Thays Schneider


Em meio a protestos, Santa Casa de Campo Grande retorna cirurgias e mais serviços
Profissionais reunidos protestam por salário - (Foto: Reprodução)

A Santa Casa de Campo Grande anunciou nesta terça-feira, 9 de agosto, o retorno gradativo de cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais via Sistema Municipal de Regulação (Sisreg). Os serviços foram interrompidos na última semana após unidade alegar dificuldades financeiras, que afetaram, inclusive, pagamento da folha do mês de julho dos profissionais celetistas.

Informações apuradas pelo Diário Digital são de que profissionais da Santa Casa se reuniram em frente ao estabelecimento pela manhã para protestarem quando ao atraso dos salários. Em nota, a unidade esclarece que essa situação se dá por 'questões burocráticas'. “A Santa Casa de Campo Grande esclarece que o pagamento da folha do mês de julho dos profissionais celetistas não foi feito até o momento por questões burocráticas”, diz trecho do pronunciamento.

A Santa Casa, ainda, aponta que as questões internas para o processamento da folha de julho estão prontas desde a última sexta-feira, 5 de agosto, e aguardam apenas os recursos necessários.

Na última quinta-feira, 4 de agosto, a Prefeitura de Campo Grande apresentou proposta de incremento no repasse financeiro de mais de R$ 1 milhão por mês à Santa Casa, elevando o valor do convênio para R$ 26 milhões, a fim de resolver o impasse quanto à renovação do convênio com o hospital. O impasse de renovação é discutido desde abril, após a unidade hospitalar apontar dificuldades financeiras que se alastram por décadas.

A unidade hospitalar explicou, ainda, que aguardam a publicação do aditivo no Diário Oficial do município (Diogrande). “A prefeitura de Campo Grande assinou nesta segunda-feira, dia 8/8, o termo aditivo ao contrato de 2021, que foi apresentado pela direção da Santa Casa, mas é preciso ser publicada a portaria no Diogrande sobre essa assinatura para que, após isso, seja depositado o valor à Santa Casa e assim pagar a folha”, diz nota.
 

SIGA-NOS NO Google News