• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Em fase de acabamento, Vila dos Idosos será entregue em Agosto

Serão 40 apartamentos destinados à população com mais de 60 anos que sejam de baixa renda

Segunda-feira, 26 Fevereiro de 2024 - 15:10 | Redação


Em fase de acabamento, Vila dos Idosos será entregue em Agosto
(Foto/; Luiz Alberto)

Está em fase de acabamento a obra da  Vila dos Idosos, localizada em frente ao Horto Florestal, em Campo Grande (MS). Trata-se do primeiro empreendimento em Campo Grande, construído para locação social. A previsão é de que o local seja entregue em Agosto de 2024.

Os operários trabalham no assentamento de pisos, instalação de janelas e finalização de um espaço de integração entre os idosos, além da pintura nos salões onde serão destinados à utilização comercial.

Serão 40 apartamentos destinados à população com mais de 60 anos. O condomínio terá amplos corredores, proporcionando iluminação e ventilação natural, salas de apoio, escada de emergência e elevador para todos os andares.

Vila dos Idosos entra em fase de acabamento
Operários trabalham na finalização da obra (Foto: Luiz Alberto)

Os apartamentos terão 33,70m², sala integrada à cozinha, área de serviço e quarto com banheiro dentro das normas de acessibilidade. Além disso, terá áreas de sociabilização como sala multiuso, capela e espaço de convivência.

“Este será um condomínio inovador e o primeiro na modalidade para Locação Social. No último andar, há um espaço de convivência onde a Prefeitura pretende agregar com a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Cultura, trazendo oportunidades para os idosos que vão residir no espaço”, informa a prefeita Adriane Lopes.

A Vila dos Idosos é o primeiro parque público para Locação Social em Mato Grosso do Sul. O projeto-piloto deve ser referência e exemplo de habitação de interesse social a ser replicado em outros municípios.

Vila dos Idosos entra em fase de acabamento
 (Foto: Luiz Alberto)

Para auxiliar nos custos de administração e manutenção do prédio, haverá uma parceria com a utilização dos 10 salões comerciais dispostos no térreo com área individual de 39,40m². Pelo modelo de locação social, serão atendidas pessoas de baixa renda com mais de 60 anos, com preços subsidiados.

Os interessados em residir na Vila dos Idosos por meio do modelo de Locação Social devem estar cadastrados junto à Agência Municipal da Habitação e atender aos critérios estabelecidos para residência no local.

Banco Interamericano - A atuação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na área de habitação foi um marco para o avanço da política de locação social em Campo Grande. O Município recebeu suporte para a estruturação de propostas que promovessem o desenvolvimento sustentável e a possibilidade de alcance de moradia digna às populações menos favorecidas.

Vila dos Idosos entra em fase de acabamento
(Foto: Luiz Alberto)

Ao longo dos últimos cinco anos, a instituição ofertou consultorias e realizou estudos direcionados na área. Uma das ações financiadas com recursos do Programa Reviva Campo Grande foi a elaboração de um estudo de pré-viabilidade financeira e modelagem institucional para o Programa de Locação Social Municipal, que serviu de base para a revisão da política municipal habitacional, em consonância com o Plano Diretor.

Além disso, houve uma cooperação técnica voltada à capacitação do quadro encarregado da atualização da Política e do Plano Municipal de Habitação. Foi criado, então, o Comitê Habitação de Interesse Social (COHIS), para apresentar e discutir experiências de Locação Social como alternativa de acesso à moradia. Esta consultoria resultou na elaboração do Decreto Municipal n. 15.167/2022, que regulamenta a Lei Municipal n. 6592 e, em linhas gerais, estabelece responsabilidades, prazos e diretrizes de credenciamento da população, dando início ao Programa de Locação Social do Município.

O BID apoiou também, por meio de uma segunda cooperação técnica, estudos de Inteligência Artificial para auxiliar na identificação das melhores localizações para habitação de interesse social, tendo como base a existência de infraestrutura, serviços e outros indicadores urbanos. O Município, com recursos do Reviva Campo Grande, realizou também a revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PHABIS) e da Política Municipal de Habitação de Interesse Social (POLHIS).

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  campo-grande  obras  vila-dos-idosos  moradia