Geral
Eleição nas Emeis é realizada pela primeira vez na Capital
Das 105 eleições, 75 têm candidato único
Quinta-feira, 14 Dezembro de 2023 - 11:36 | Redação

A eleição em 105 Escolas de Educação Infantil (Emeis) de Campo Grande é realizada nesta quinta-feira (14), até às 17h, em todas as unidades escolares da Reme (Rede Municipal de Ensino). O acontecimento mobiliza desde cedo os pais e/ou responsáveis e os servidores nas sete regiões.
Das 105 eleições, 75 têm candidato único, 28 unidades possuem dois candidatos e duas escolas têm três candidatos a diretores.
A eleição é um momento histórico e muito aguardado pelos próprios diretores, que a partir de 2024, assumem a gestão por escolha da comunidade escolar, pais e responsáveis, além dos servidores.
Assim, a Comissão Eleitoral é composta por servidores de cada unidade, eleita em novembro, sendo: professor, um pai/mãe, membro administrativo, membro da equipe pedagógica e membro do Conselho Escolar.
De acordo com a superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Clarice Cassol, a formação para o pleito ocorre durante todo o dia, horário da entrada e saída dos alunos. “Quem pode votar são os professores, grupo administrativo e os pais ou responsáveis dos alunos. O mandato tem duração de quatro anos, a partir de 2024”.
Na Emei Elenir Zanqueta, localizada no Jardim Presidente, os servidores aproveitaram o primeiro horário para votar.
Segundo a coordenadora da unidade, Fátima Cristina de Almeida, que faz parte da Comissão Eleitoral, houve grande adesão dos pais na votação. “São 268 pais e/ou mães, 23 professores e 28 servidores da unidade, e já tivemos um bom número de votos, o que mostra a preocupação da comunidade escolar”.
Elizene Cristina Brandão da Costa trabalha na Emei como apoio pedagógico e também votou. “Acho que a eleição é excelente, porque temos o direito de escolher e isso é democracia. Fico feliz por fazer parte da história”.
Conforme a professora do grupo 4 e 5, Elaine Cristina da Silva, a democracia é de suma importância. “A eleição predomina toda parte na gestão e isso melhora quando se trata de conversas com os pais e docentes”.
O vigilante Vitor Afonso de Souza Ricci é pai da Lara do grupo 3 na Emei Coração de Maria, localizada no Bairro Coronel Antonino, e faz parte da Comissão Eleitoral. “O mais importante hoje em dia é trazer a democracia para dentro da escola. Ao invés de continuar a mesma pessoa na direção por muitos anos, é bom sempre ter uma eleição de quatro em quatro anos para trazer melhoria para a unidade, novas ideias”.
Últimas Notícias
- Cultura - 10:50 Campão Cultural encerra programação com shows e performances na Capital
- Esporte - 10:32 Projeto “Judô com Tiago Camilo” amplia alcance em MS com apoio da Suzano
- Jardim - 10:15 Carreta-escola do Senac oferece cursos gratuitos de gastronomia em Jardim
- Economia - 09:50 Pix poderá ser parcelado a partir de setembro
- Capotamento - 09:32 Veículo capota na Rui Barbosa
- Acidente - 09:00 Motorista morre após grave acidente
- Fuga de abordagem - 08:55 Motociclista foge de abordagem policial e leva tiro na perna
- Pagamento - 08:20 Aposentados e pensionistas terão o 13º salário antecipado para abril e maio
- Maus-tratos - 08:00 Homem é preso após estuprar cachorro
- Detran MS - 07:50 Detran aprova 80% dos processos de primeira habilitação da pandemia